O site de compartilhamento de vídeos YouTube oferecerá aos seus usuários mais detalhes sobre quem assiste aos vídeos e quando. O novo serviço é anunciado poucas semanas após o site ter retirado um vídeo da banda Cansei de Ser Sexy da lista dos mais vistos de todos os tempos por suspeitas de que a audiência poderia ter sido manipulada.
A ferramenta, chamada de YouTube Insight, permitirá que o usuário monitore o número de visualizações diárias do vídeo. As informações geográficas serão baseadas no endereço de IP, o mesmo mecanismo que o Google usa para focar sua publicidade por região.
Atualmente, as informações a respeito da audiência de um vídeo no site são restritas a dados como o número total de visualizações ou, em alguns casos, se um vídeo foi o mais visto em um determinado dia, por exemplo.
O Insight poderá ser útil em casos como o de bandas musicais que desejam monitorar onde estão seus fãs, ou ajudar qualquer pessoa a escolher o melhor momento para publicar um novo vídeo.
O lançamento acontece ao mesmo tempo em que o Google –responsável pelo site de vídeos– tenta aumentar seus lucros com o YouTube.
Apesar do crescente interesse pela publicidade nos vídeos on-line, muitas empresas ainda não se interessam pelos clipes publicados em sites de compartilhamento, como o YouTube.
Empresas de marketing que anunciam no site ainda tem poucos dados a respeito do retorno desta publicidade. O novo programa, justamente, será uma forma destas empresas monitorar a audiência diária e mostraria também o Estado ou país de onde ela estaria vindo.
A nova ferramenta ‘dará um maior contexto a respeito da performance do vídeo enquanto ele estiver no site, de onde vem a audiência e quanto a mensagem que você passa está conectada com quem está assistindo’, afirma Tracy Chan, gerente de programação do YouTube.
No entanto, a nova ferramenta para monitorar a audiência, como as atuais, irá contar apenas o número de vezes que os usuários iniciam um vídeo, mas não se ele é assistido até o fim.
Com informações de Folha Online.