Um bilhão de usuários únicos mensais
Categorias

YouTube retorna à Turquia depois de 67 dias de proibição do governo

Cidadãos da Turquia finalmente recuperaram o acesso ao YouTube, marcando o fim de um bloqueio de 67 dias contra o site de compartilhamento de vídeos feito pelo governo turco.

Na semana passada, o Tribunal Constitucional do país decidiu que a proibição do YouTube – abruptamente imposto no final de março – é uma violação ilegal da liberdade de expressão. A decisão vem depois do cancelamento de um bloqueio separado (mas igualmente controverso) do Twitter no país, feito em abril.

Youtube finalmente está de volta na Turquia
Youtube finalmente está de volta na Turquia

Em ambos os casos, o governo turco foi criticado mundialmente por tomar medidas tão drásticas. Usuários experientes até conseguiam encontrar maneiras de contornar a censura, mas a restauração do acesso ao YouTube finalmente marca um final apropriado para a polêmica.

Tribunais inferiores já haviam pedido o fim da proibição, mas o governo desafiou as ordens até ouvir do Tribunal Constitucional da Turquia. Mesmo após a decisão, o governo ainda demorou para remover totalmente o bloqueio do YouTube, mas relatórios locais agora indicam que o serviço está funcionando normalmente para todos.