Categorias

ZTE está desenvolvendo smartphone com Firefox OS

ZTE deve lançar smartphone com Firefox OS

A ZTE afirmou que está planejando, junto com uma operadora europeia, lançar o primeiro smartphone com o sistema conhecido como Firefox OS.

O CEO da companhia nos EUA, Cheng Lixin, disse em uma entrevista ao site Bloomberg que o dispositivo também deverá ser lançado no país em 2013, caso tenha uma boa recepção na Europa. Porém, ele não deu nenhum detalhe sobre especificações do aparelho, ou os possíveis preços.

A Mozilla já havia dito que os principais parceiros no desenvolvimento do Firefox OS seriam a ZTE, Qualcomm e TCL. Executivos da companhia também estiveram presentes no Brasil, para anunciar uma parceria com a Vivo, no ano passado. Na época, a operadora informou que pretendia lançar um aparelho com o sistema em 2013.

O Firefox OS foi anunciado no ano passado, como alternativa para os sistemas disponíveis atualmente no mercado. Contudo, levando-se em consideração o cenário atual do mercado, a Mozilla terá bastante trabalho para se estabelecer, ao lado de Android e iOS.

O sistema da Mozilla é baseado em Linux, assim como o Android, mas será mais aberto aos desenvolvedores, visto que vai rodar HTML5 e CSS3, o que vai facilitar a integração entre o sistema e algumas soluções web.

Dessa forma, a Mozilla espera atrair os desenvolvedores, buscando criar um ecossistema de desenvolvedores bastante consistente, para se tornar uma alternativa aos atuais sistemas móveis.