0 Compartilhamentos 4 Views

15 funcionalidades matadoras que estão chegando no Windows 10 em Maio

A primeira grande atualização semestral do Windows 10 foi batizada de May 2019 Update e está chegando ainda esse mês. Muitas dessas funcionalidades já foram exibidas para os usuários de teste e estão sendo agora configuradas para serem entregues em breve.

Como toda grande mudança do sistema, essa também traz uma impressionante coleção de novidades e nós separamos aqui algumas funcionalidades matadoras que farão bastante diferença na forma como você usa o Windows 10!

1) Novo sistema de atualização do Windows

Durante anos, o nível de controle de que o usuário dispunha para administrar a entrega e instalação de atualizações no Windows era limitado. Mas a Atualização de Maio de 2019 do Windows 10 quer mudar isso. Com essa mudança, grandes atualizações semestrais deixarão de ser automáticas.

Atualmente, o download e a instalação acontecem em segundo plano por padrão, embora o usuário possa alterar essa configuração se souber onde mexer no Windows 10. A partir de Maio, o usuário verá uma notificação de sistema e poderá optar pelo melhor momento para receber a atualização.

Será possível seguir utilizando a versão atual do Windows 10 por até 18 meses sem instalar qualquer atualização maciça. Por questões óbvias, atualizações normais de segurança continuarão sendo obrigatórias e, após 18 meses, o usuário será forçado a instalar a atualização anterior para continuar recebendo correções de segurança.

2) Melhor integração com arquivos Linux

Os limites entre os dois sistemas operacionais outrora rivais está cada vez mais tênue. A Atualização de Maio de 2019 do Windows 10 irá permitir que arquivos do Linux serjam acessados a partir do Explorador de Arquivos do Windows 10 ou qualquer outro aplicativo do sistema.

Ao contrário de integrações anteriores, desta vez o usuário terá acesso pleno com permissão de leitura e escrita aos arquivos, bastando navegar até o diretório \\wsl$\<nome_da_distro>\ .

3) Windows Sandbox

Esse recurso pode ser facilmente explicado como um Windows 10 dentro do Windows 10. Ou seja, trata-se de um ambiente de desktop integrado, mas isolado, onde é possível executar programas sem afetar o sistema operacional principal. Essa funcionalidade de virtualização é uma evolução do Virtual Desktop, com mais recursos de customização, configuração e segurança.

A nova ferramenta estará disponível com a Atualização de Maio de 2019 do Windows 10 para as versões Professional, Enterprise e Education da plataforma, mas não para usuários da Home Edition.

4) Buscas do Menu Iniciar agora englobam todo o PC

Por mais eficiente que pareça a ferramenta de busca atual do Windows 10, ela está limitada a uma varredura nas pastas mais comuns do sistema: Bibliotecas, Documentos, Downloads, Música, Área de Trabalho etc. A partir da Atualização de Maio de 2019 do Windows 10, a recurso de busca será capaz de pesquisar por arquivos em todo o PC.

A Microsoft garante que a funcionalidade continuará rápida e eficiente como é hoje, graças a um robusto sistema de indexação que já funciona no Windows 10, mas não estava integrado à busca do Menu Iniciar.

Para quem se preocupa com privacidade ou deseja resultados ainda mais precisos e/ou velozes, será possível modificar os parâmetros de pesquisa no menu de Configurações do sistema, escolhendo as pastas a serem pesquisadas ou apenas optando pela Busca “clássica”.

5) Melhoria de velocidade

Desde a descoberta da vulnerabilidade Spectre  nas CPUs, em 2018, em que programas poderiam burlar os limites de seu espaço de memória, a solução adotada pelos fabricantes foi interromper o recurso de tentar “prever” comportamentos, consequentemente reduzindo a performance de suas unidades. Em outras palavras, para consertar a falha de design, foi necessário diminuir a velocidade de uso dos processadores.

Agora, com a Atualização de Maio de 2019 do Windows 10, a Microsoft promete restaurar a velocidade perdida eliminando as penalidades de performance impostas anteriormente, sem perder a segurança ou reativando a Spectre. Para que notou a perda nos últimos meses, será notável a recuperação.

6) Configurações de armazenamento

As configurações de armazenamento serão repaginadas na Atualização de Maio de 2019 do Windows 10, com um relatório mais detalhado de como o espaço está sendo utilizado pelo sistema, seus arquivos e aplicações, além de ferramentas e sugestões para ajudar o usuário a recuperar armazenamento.

7) Configuração manual de IP

Após muitos pedidos, agora finalmente será possível configurar um endereço de IP estático no Windows 10 a partir da Atualização de Maio de 2019, usando apenas o aplicativo de Configurações do sistema.

Anteriormente, o usuário precisava dar uma longa volta pelo Painel de Controle, entrar em Propriedades de Internet e procurar pela opção. Com a mudança, o usuário terá um acesso mais rápido às configurações manuais de IP e DNS.

8) Bloco de Notas melhorado

Não satisfeita com as mudanças da atualização anterior, a Microsoft segue aperfeiçoando o Bloco de Notas na Atualização de Maio de 2019 do Windows 10. Entre as mudanças, teremos preservação de conteúdo que não foi salvo, permitindo, por exemplo, que o Bloco de Notas reabra com o seu conteúdo intacto após um pane ou desligamento imprevisto do sistema.

Além disso, o Bloco de Notas passará a exibir um asterisco na barra de título sempre que o arquivo atual tiver modificações não salvas, a exemplo do que já acontece com outros editores de texto.

Para quem trabalha constantemente com o Bloco de Notas, é bom saber também que a ferramenta ganhará mais atalhos de teclado, como Ctrl+Shift+N para abrir uma nova instância do aplicativo, Ctrl+Shift+S para chamar a caixa de diálogo Salvar Como ou o tradicional Ctrl+W para fechar a janela ativa.

9) Menos aplicativos, se você quiser

Lembra-se daqueles aplicativos inúteis que vem instalados por padrão no Windows 10? Nós já ensinamos como se livrar de alguns deles. Havia um limite para quais aplicativos poderiam ser removidos pelo usuários e alguns deles eram intocáveis. A partir da Atualização de Maio de 2019 do Windows 10, mais aplicativos podem ser removidos, incluindo Groove Music, Mail, Paint 3D, Visualizador 3D e mais. Outros, como o navegador Microsoft Edge ou a Microsoft Store, permanecem integrados permanentemente ao Windows 10.

10) Um novo tema para desktop

O novo tema claro do Windows 10 é um grande contraste em relação ao tema escuro que estava anteriormente disponível, ampliando assim o leque de opções para os usuários que não desejam ficar restritos ao tema padrão da plataforma. O chamado Light Theme traz mudanças no menu Iniciar, na barra de tarefas, na área de notificações, um novo papel de parede e outros elementos da interface alterados, para oferecer um visual mais limpo e claro com a Atualização de Maio de 2019 do Windows 10.

11) Cortana e a barra de busca passam a ser entidades separadas.

Cortana

Depois de ocupar uma posição central na forma como buscas são feitas por padrão no Windows 10, Cortana começa a perder o foco no sistema operacional. Com a Atualização de Maio de 2019 do Windows 10, a assistente virtual e a barra de buscas passam a ser entidades separadas, embora o usuário ainda possa acessar as funcionalidades que deseja em suas interfaces.

Essa simples mudança favorece quem prefere utilizar os serviços de outros assistentes digitais, como Alexa, sem a alternativa da Microsoft sendo oferecida ostensivamente a todo momento.

12) Mais correções automáticas

Pode não parecer para o usuário médio, mas o Windows 10 oferece uma ampla gama de assistentes de problemas. Essas rotinas de identificação e sugestão de correção estavam espalhadas por todo o sistema. Felizmente, com a Atualização de Maio de 2019 do Windows 10, o usuário poderá encontrar uma ampla seleção dessas ferramentas no aplicativo de Configurações, em Atualização e Segurança.

Mais do que isso, a Microsoft garante que a mesma atualização passará a tentar corrigir automaticamente determinados problemas do sistema, sem a intervenção do usuário. De acordo com a empresa, o Windows 10 poderá, por exemplo, restaurar configurações de serviços críticos, ajustar automaticamente configurações relacionadas ao hardware instalado e outras mudanças fundamentais nos bastidores. Esse recurso não poderá ser desativado.

13) Mudanças no console

Com a Atualização de Maio de 2019 do Windows 10, será possível escalar a janela de console com um recurso de zoom que preserva a legibilidade da fonte, sem distorções. Até mesmo a proporção do texto é preservada de forma que não surjam ou desapareçam linhas na tela.

Mas as mudanças não irão parar por aí: a Microsoft irá entregar também um painel de customização para o console, como cores e formatos do cursor no terminal.

14) Compatibilidade reduzida com jogos

Sim, você não leu errado. A compatibilidade foi reduzida por um motivo muito simples: a Atualização de Maio de 2019 do Windows 10 bloqueia alguns programas anti-cheat que vem instalados com alguns jogos por conta de modificações radicais que eles fazem no kernel do sistema operacional. Em nome da estabilidade e da segurança do próprio Windows 10, a Microsoft está fechando esse caminho e alertando os fabricantes para mudarem seus métodos.

A empresa acredita que os criadores desses programas irão se adequar às novas regras e consertar essa incompatibilidade. Entretanto, jogos mais antigos com esse tipo de tecnologia poderão provocar uma travada no sistema operacional ou sequer serem rodados corretamente. De acordo com a Microsoft, serão raros os casos de problemas quando a atualização for finalmente liberada no mercado.

15) Novos emojis

Não seria uma grande atualização do Windows 10 sem novos emojis, incluindo suporte ao novo padrão Emoji 12 lançado em março desse ano, suporte a Kaomoji e novas funcionalidades de arrastar e soltar para o Painel de Emojis do sistema.

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (10/05)
Notícias
5 visualizações
Notícias
5 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (10/05)

Carlos L. A. da Silva - 10 de maio de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como ajustar o ClearType ao seu gosto no Windows 10
Dicas
5 visualizações
Dicas
5 visualizações

Como ajustar o ClearType ao seu gosto no Windows 10

Carlos L. A. da Silva - 10 de maio de 2019

Recurso facilita a leitura, mas pode não estar ajustado corretamente para suas necessidades.

Hospedagem Avançada com VPS (Virtual Private Server) // Review VPS HostGator
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,804 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,804 visualizações

Hospedagem Avançada com VPS (Virtual Private Server) // Review VPS HostGator

Thais Cardoso de Mello - 9 de maio de 2019

Instale e execute qualquer software de acordo com a demanda do cliente, alocando parte dos recursos físicos de um server (memória, processador e storage) através da virtualização.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

REST // Dicionário do Programador
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,811 visualizações
1,655 compartilhamentos6,811 visualizações

REST // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 6 de maio de 2019
10 Melhores aplicativos gratuitos da Windows Store
Artigos
34 visualizações
34 visualizações

10 Melhores aplicativos gratuitos da Windows Store

Carlos L. A. da Silva - 6 de maio de 2019
Promoções de Jogos do Final de Semana (03/05)
Notícias
11 visualizações
11 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (03/05)

Carlos L. A. da Silva - 3 de maio de 2019
O que Mais Gostamos de Estudar na Faculdade // Vlog #94
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,808 visualizações
1,655 compartilhamentos6,808 visualizações

O que Mais Gostamos de Estudar na Faculdade // Vlog #94

Thais Cardoso de Mello - 2 de maio de 2019