Categorias

20 anos de PlayStation

Em 9 de Setembro de 1995, o primeiro PlayStation chegou no mercado ocidental após longos meses de espera depois de seu lançamento no Japão. Era a entrada da Sony no mercado de jogos eletrônicos com seu próprio console após um conturbado rompimento de relacionamento com a Nintendo.

O PlayStation não seria possível sem a persistência do engenheiro de hardware Ken Kutaragi, que insistiu no projeto apesar da oposição da mesa diretora da empresa. Do seu lado, estava Norio Ohga, então presidente da Sony. Ohga pretendia dar o troco na Nintendo que havia trocado a Sony pela Phillips no desenvolvimento de componentes de consoles, mas mantido a tecnologia criada pela Sony. Sentindo-se traído, Ohga via no projeto de Kutaragi a sua chance de lavar a honra da empresa.

Vinte anos depois, PlayStation é um dos três gigantes no mercado de consoles e líder do segmento em diversos países. Neste artigo, iremos mergulhar no passado das quatro gerações do consoles e relembrar os 20 jogos que marcaram essa jornada.

1) Tekken (1995)

tekken

Enquanto Kutaragi desenvolvia o primeiro console da Sony, ficou dividido entre dois caminhos: apostar nos cenários 2D que dominavam os consoles na época ou apostar as suas fichas em títulos 3D que começavam a fazer sucesso nos arcades. Resolveu optar pela segunda opção, colocando o poder do PlayStation a serviço de gráficos tridimensionais. Foi a decisão certa e Tekken, que arrebatava fichas nos fliperamas, repetiu sua performance dentro dos lares de muitos jogadores.

Menção honrosa de 1995: Twisted Metal.

2) Resident Evil (1996)

resident-evil

A criação da Capcom pode não ter sido o primeiro jogo de survival horror, mas com certeza foi o título que libertou o gênero no encalço de uma legião de jogadores desprevenidos e os fez conhecer o medo em suas telinhas. Foi um título revolucionário e daria luz a uma franquia bem-sucedida que se expandiu por jogos, livros e filmes de cinema. Mas quem jogou irá sempre se lembrar daquele corredor mal-iluminado e daquele maldito cachorro atravessando a janela…

Menção honrosa de 1996: Tomb Raider

3) Gran Turismo (1997)

gran-turismo

Naquela época, jogos de corrida se inspiravam na tradição dos arcades ou eram seguidores da divertida fórmula de Mario Kart. Com Gran Turismo, uma nova fatia de corredores surgiu, ao trazer física de direção realista e extrema customização de veículos. Trazendo o lema de “verdadeiro simulador de direção”, o título fundou um subgênero, dividiu para sempre o mercado de jogos de corrida, sem abrir mão da diversão e da alta velocidade, e vendeu mais de 10 milhões de cópias.

Menção honrosa de 1997: Final Fantasy VII

4) Metal Gear Solid (1998)

metal-gear-solid

A série de Hideo Kojima que se tornaria icônica entra pela primeira vez no mundo tridimensional. Em todos os sentidos mostrava um futuro para os jogos eletrônicos, com um enredo complexo, cenas cinematográficas, diálogos ímpares e um valor de produção raramente visto no cenário. Para avançar, o jogador precisava saber a hora de parar e ser furtivo, analisar a situação e agir de acordo e não apenas sair atirando em tudo. E ele nunca esquecerá do susto que Psycho Mantis deu ao ler seu cartão de memória!

Menção honrosa de 1998: Xenogears

5) Tony Hawk’s Pro Skater (1999)

tony-hawk-s-pro-skater

Um dos mais divertidos e rejogáveis títulos da história do primeiro console da Nintendo foi um marco na sua época. Trazendo o nome do campeão de skate Tony Hawk, o jogo capturava o espírito do esporte para a tela dos televisores, com toda uma gama de manobras radicais possíveis e impossíveis e soltava o skatista dentro de cada um de nós, sem o risco de uma fratura ou joelho ralado. Inaugurou uma franquia que muitos jogadores guardarão na memória e iniciou muita gente nos meandros do punk rock com sua trilha sonora escolhida a dedo.

Menção honrosa de 1999: Silent Hill

6) Final Fantasy IX (2000)

final-fantasy-ix

Enquanto outros jogos da franquia são incensados pelo público, esse aqui é o favorito tanto do compositor Nobuo Uematsu quanto do designer Hironobu Sakaguchi. Seria também o canto de cisne de ambos, uma vez que Uematsu nunca mais comporia uma trilha sozinho para a franquia e Sakaguchi sairia da empresa em 2003. Até hoje, Final Fantasy IX é o jogo da série com maior nota no Metacritic e não é para menos: com personagens cativantes, uma história envolvente e cenários inspirados no passado da franquia, o título marcou o console e a Square-Enix.

Menção honrosa de 2000: Vagrant Story

7) Grand Theft Auto III (2001)

gta-iii

Um ano após o lançamento do PlayStation 2, a Rockstar lançou seu divisor de águas na história dos jogos. Já era a terceira tentativa da desenvolvedora em emplacar a série barra-pesada inspirada no submundo do crime em uma grande metrópole aberta. Mas foi o primeiro título da franquia a adotar um cenário tridimensional e, de repente, a Rockstar tinha descoberto petróleo. O título se tornou um marco desta geração, gerou controvérsias e se tornou um dos mais vendidos do console.

Menção honrosa de 2001: Metal Gear Solid 2

8) Grand Theft Auto: Vice City (2002)

gta-vice-city

Pode um raio cair duas vezes no mesmo lugar? A Rockstar mostrou que isso era possível ao lançar o sucessor do estrondoso GTA III logo no ano seguinte. Buscando inspiração nos anos 80 e nos seriados policiais do período, esse capítulo se destaca na franquia ao oferecer um refresco ao mundo sempre perverso e cinzento dos outros jogos da série. Unindo muito neon, glam rock, patins e biquínis, Vice City entrou para a História como um dos clássicos dos mundos abertos.

Menção honrosa de 2002: Ratchet & Clank

9) World Soccer: Winning Eleven 7 International (2003)

winning-eleven-7

Quem tinha um PlayStation 2 (desbloqueado ou não) no Brasil e não jogou Winning Eleven 7 que atire a primeira pedra. Presente em 11 de 10 lares de jogadores brasileiros, o título, também conhecido como Pro Evolution Soccer 3, vendeu meras 33 mil cópias nos Estados Unidos, pátria do futebol com a mão. No Brasil, jamais saberemos o número exato de cópias passadas de amigo pra amigo, alugadas ou simplesmente compradas em banquinhas suspeitas, mas o fato é que para muitos PS2 e “uiningue elevein” são sinônimos.

Menção honrosa de 2003: Splinter Cell

10) Grand Theft Auto: San Andreas (2004)

grand-theft-auto-san-andreas

Terceiro GTA em uma plataforma da Sony e terceiro campeão de vendas da Rockstar Games, Grand Theft Auto: San Andreas aumentava o escopo da série e trazia não uma cidade, mas um Estado inteiro com três megalópoles como os cenários para a saga de ascensão, queda e vingança de um jovem negro vindo do gueto. Com um mar de possibilidades abertas para o jogador nunca antes visto na franquia, o jogo marcou época e até hoje ainda é o preferido de muita gente.

Menção honrosa de 2004: Metal Gear Solid 3

11) God of War (2005)

god-of-war

O espartano Kratos sacudiu o ano de 2005 com um jogo de ação incomum para a época: sua combinação de agilidade, inimigos épicos tirados da mitologia grega e muita brutalidade transformou o anti-herói careca e vingativo em um sucesso global e um símbolo de uma era. O PlayStation 2 já dava sinais da idade, mas a Sony conseguiu levar o hardware aos seus limites técnicos e entregou um título que fechou com chave de ouro sua geração.

Menção honrosa de 2005: Resident Evil 4

12) Guitar Hero II (2006)

guitar-hero-ii

Com botões coloridos, um controle próprio que imitava uma guitarra e um catálogo de clássicos do rock e de outros gêneros à disposição dos jogadores, Guitar Hero II consolidou o gênero que ajudou a fundar e realizou o sonho de muito rockstar de sofá. Mesmo quem torcia o nariz para a moda se transformava ao pegar nos controles pela primeira vez e descobrir como era divertido deixar a imaginação fluir e acompanhar o ritmo das músicas da rádio.

Menção honrosa de 2006: Okami

13) Call of Duty 4: Modern Warfare (2007)

cod-mow

Um ano após o lançamento do PlayStation 3, a Activision conseguiu provar de vez que console podia ser lugar para jogos FPS com a avassaladora reinvenção da franquia Call of Duty. Antes confinado aos cenários da Segunda Guerra Mundial, aqui a franquia faz uma guinada para os tempos modernos, para nunca mais voltar. Com cenas roteirizadas à perfeição, um enredo digno de filme de ação e uma febre multiplayer, foi criado um gigante de vendas que seguiu fazendo sucesso ano a ano até os dias atuais.

Menção honrosa de 2007: The Orange Box

14) Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots (2008)

metal-gear-solid-4-guns-of-the-patriots

A derradeira missão de Solid Snake mostra um futuro corporativo cínico e pessimista onde até a guerra foi modificada para atender a interesses muito escusos. Fechando a saga com pompa e circunstância, Hideo Kojima exibe seu gênio alterando bizarrices, ficção-científica e crítica social em uma salada complexa e recheada de cenas cinematográficas. A série continuaria, mas o desfecho estava aqui e era glorioso.

Menção honrosa de 2008: Grand Theft Auto IV

15) Uncharted 2: Among Thieves (2009)

uncharted-2-among-thieves

Se a primeira aventura de Nathan Drake foi comparada com os jogos da série Tomb Raider, foi a partir do segundo capítulo de sua saga que a mesa virou. Com ambientes colossais, um primoroso trabalho de dublagem e captura de movimentos e algumas das sequências de ação mais memoráveis dos jogos eletrônicos, Nathan Drake deixa aqui sua musa inspiradora para trás e coloca a desenvolvedora Naughty Dog em uma posição privilegiada dentro da Sony.

Menção honrosa de 2009: Street Fighter IV

16) Red Dead Redemption (2010)

red-dead-redemption

Para quem acreditava que a Rockstar Games só poderia alcançar o sucesso com a franquia GTA, a resposta é um faroeste, um gênero que estava morto nas telas dos cinemas e foi muito pouco explorado nos jogos eletrônicos. Pegando a experiência que já tinha em montar mundos abertos e truculentos, a desenvolvedora contou uma história amarga como fel no Oeste Selvagem, ambientada no momento de transição entre o estilo da fronteira e a chegada da civilização, trazendo literalmente a última cavalgada do mito do cowboy.

Menção honrosa de 2010:  God of War III

17) Batman: Arkham City (2011)

batman-arkham-city

O que começou em grande estilo em Arkham Asylum, atinge seu ápice no segundo jogo da franquia. Colocando o jogador novamente no papel do icônico Batman, o título oferece um grau de liberdade que não existia no primeiro jogo ao mesmo tempo que narra um capítulo retumbante na eterna luta entre o herói e seu arquirrival, o Coringa, com consequências que se estenderão por anos. De quebra, o jogo ainda traz a Mulher-Gato jogável, oferecendo uma jogabilidade tão interessante quanto a do próprio Cavaleiro das Trevas.

Menção honrosa de 2011: Dark Souls

18) Journey (2012)

journey

A exótica ThatGameCompany lançou um jogo que desafiou os paradigmas em 2012: um título sem inimigos, sem tiros, sem morte, sem velocidade, números ou níveis. Apenas a vastidão da jornada pelo deserto na companhia de estranhos conectados. Com muita poesia e contemplação, Journey conseguiu criar empatia entre os jogadores e apresentar uma experiência única na indústria dos jogos eletrônicos.

Menção honrosa de 2012:  Mass Effect 3

19) The Last of Us (2013)

the-last-of-us

A obra-prima da Naughty Dog se manifestaria aqui: uma combinação perfeita de tensão, ação, horror e exploração em uma América pós-apocalíptica, entremeada com um forte ligação emocional entre seus personagens, unidos por um enredo maduro de grande intensidade narrativa e outro excelente trabalho de dublagem da desenvolvedora. O resultado foi um sucesso avassalador de público e crítica, com muitos prêmios merecidamente conquistados e que ficará na memória de seus jogadores.

Menção honrosa de 2013: BioShock Infinite

20) Grand Theft Auto V (2014)

gta-v

O pináculo (até agora) da franquia é um dos jogos mais vendidos de todos os tempos. Não é por acaso. Após anos de produção, a Rockstar Games entregou uma reconstituição assustadoramente fiel de uma metrópole norte-americana com um amplo leque de opções para o jogador. Como se o vasto playground não fosse o suficiente, o título ainda apresenta a história mais complexa da série, alternando os defeitos, ambições e atos de três personagens completamente diferentes entre si.

Menção honrosa de 2014: Destiny