0 Compartilhamentos 1 Views

8 Ferramentas Android gratuitas para desenvolvedores web

Com a velocidade do dia de hoje, nem sempre é possível estar na estação de trabalho quando surge uma emergência. Felizmente, para o desenvolvedor web já existe uma boa oferta de ferramentas e aplicativos móveis que podem socorrer nesses momentos, muitos com funcionalidades tão boas quanto seus equivalentes para desktop.

Trazemos aqui uma seleção de 8 aplicativos Android, com custo zero, que não podem faltar no seu celular ou tablet se você trabalha com desenvolvimento web.

1) Hackers Keyboard

Embora existam diversas opções de teclado para a plataforma Android, incluindo a nativa do sistema, nenhuma delas é amigável para quem vive programando. Ao invés de acoplar um mini-teclado ou um mesmo teclado de desktop ao seu dispositivo móvel (e sacrificar a dita mobilidade), você pode instalar o Hackers Keyboard. Não se iluda pelo nome do aplicativo: ele foi projetado com programadores em mente, oferecendo uma série de facilidades para quem precisa digitar comandos ou códigos, incluindo cinco fileiras de teclas, múltiplas variações de layout e até opções de linguagens.

2) AndFTP

O aplicativo AndFTP nada mais é que um prático cliente FTP na palma da sua mão. Para quem precisa acessar e manipular arquivos em um servidor web, seja fazendo download ou upload, esse não pode faltar no seu dispositivo Android. Além do protocolo FTP, o aplicativo ainda oferece suporte a SFTP, SCP e FTPS protocols. É possível configurar acesso rápido a diferentes servidores, navegar pelos diretórios, renomear, deletar, copiar arquivos, configurar permissões e criar pastas a partir do seu smartphone ou tablet.

3)  ConnectBot

Mas existem casos em que um acesso por FTP não resolve o problema e é necessário estabelecer uma conexão SSH ou telnet direto com o servidor. Para essas situações específicas, o ConnectBot permite resolver a questão de qualquer lugar do mundo a partir do seu dispositivo móvel. O aplicativo traz um cliente Secure Shell que habilita a conexão com seu servidor web, permitindo não apenas a transferência de arquivos por download ou upload, mas também editar e executar comandos no host remoto com praticidade e segurança.

4)  kWS – Android Web Server

O kWS – Android Web Server é exatamente o que seu nome diz: um servidor web que roda a partir do seu aparelho Android. Ele compensa sua simplicidade de recursos com leveza e agilidade ao utilizar sua rede wifi local. O resultado é um ambiente prático e poderoso na palma da sua mão que pode ser utilizado para execução de testes e debug. Estando na mesma rede local, é imperceptível a diferença de velocidade entre seu servidor web e qualquer outro servidor web convencional.

5) WordPress for Android

Coube ao WordPress o mérito de ter o único aplicativo para desenvolvedores web dessa lista que não tem fundo negro. Com um alcance colossal e sendo responsável pela manutenção e criação de quase metade do conteúdo exibido na web, a empresa criou o WordPress for Android, um aplicativo que coloca o poder de seu Painel de Controle acessível por um dispositivo móvel. Através dele é possível criar novas postagens, editar antigas, gerenciar comentários, administrar plugins e outras funcionalidades.

6)  VT View Source

Quem trabalha com páginas de internet sabe que acessar o código-fonte do que foi publicado é uma tarefa indispensável para identificar problemas. Infelizmente, navegadores móveis não oferecem esse recurso. Para suprir essa necessidade foi desenvolvido o aplicativo VT View Source. Através dele, é possível visualizar o HTML de qualquer página da web no seu aparelho Android. O aplicativo traz suporte também a marcação em cores do código e permite escolher a visualização do HTML para a versão mobile ou desktop, além de salvar o arquivo para usar depois.

7) AIDE Web

Embora não seja a melhor das plataformas, tem horas em que o dispositivo móvel precisa ser sua plataforma de desenvolvimento. Felizmente, o AIDE Web ajuda nesse desafio, funcionando como um editor web e IDE para HTML, CSS e Javascript. O aplicativo oferece um ciclo de editar-compilar-executar, permite a criação de sites completos, tem checagem de erros em tempo real, formatação automática de código e traz até mesmo lições interativas e um curso embutido de Javascript para quem está começando.

8) anWriter free HTML editor

Uma boa alternativa ao aplicativo de cima é o anWriter.  Ele oferece auto-completar para HTML, CSS, Javascript, LaTeX etc. Além disso, traz visualização prévia de páginas web em seu próprio navegador embutido e ainda adiciona funcionalidades básicas de FTP, como download e upload, sem necessidade de um aplicativo adicional. Na dúvida entre os dois aplicativos, literalmente não custa nada instalar ambos e comparar os recursos e a performance.

Você pode se interessar

Manifesto Ágil: Deadline em Projetos de Software
Artigos
3 visualizações
Artigos
3 visualizações

Manifesto Ágil: Deadline em Projetos de Software

Plataformatec - 16 de Maio de 2018

É possível alinhar as decisões de negócio com as de tecnologias ao longo do projeto.

Promoções de Jogos do Final de Semana (11/05)
Notícias
1 visualizações
Notícias
1 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (11/05)

Carlos L. A. da Silva - 11 de Maio de 2018

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Roadsec, o maior evento Hacker da América Latina, acontece no Rio
Notícias
2 visualizações
Notícias
2 visualizações

Roadsec, o maior evento Hacker da América Latina, acontece no Rio

Redação - 11 de Maio de 2018

Capital carioca será palco das comemorações de 5 anos do Roadsec, que trará programação especial para a cidade e etapa classificatória do campeonato brasileiro de hacking

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Como baixar todos os seus dados do Twitter
Dicas
2 visualizações
2 visualizações

Como baixar todos os seus dados do Twitter

Carlos L. A. da Silva - 9 de Maio de 2018
Lorem Ipsum para imagens
Ferramentas Online
8 visualizações
8 visualizações

Lorem Ipsum para imagens

Vanessa Weber Fróes - 8 de Maio de 2018
O que aconteceu com o RealPlayer?
Artigos
1 visualizações
1 visualizações

O que aconteceu com o RealPlayer?

Carlos L. A. da Silva - 6 de Maio de 2018