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Cinco erros comuns em formulários de comentários

A caixa de comentários do seu portal, site ou blog é um canal importante para que seus visitantes se comuniquem com você e com outros leitores, às vezes com dúvidas, às vezes para compartilhar conteúdo ou mesmo para agitar um debate que pode atrair mais visitações que o próprio conteúdo da página.

Logo, quanto mais comentários de qualidade, melhor, certo? Comentários também funcionam como um cartão de visita, mostrando que seu site é frequentado. Além disso, funcionam como uma fonte de feedback e são um excelente instrumento para transformar visitantes de primeira viagem em visitantes regulares.

Na vasta terra aparentemente sem lei da Internet, não se pode prever com exatidão quando comentaristas indesejados irão aparecer e azedar toda uma comunidade.

Mas dá para prever e evitar que o próprio site ofereça obstáculos ao ato de comentar. Listamos aqui cinco erros comuns que podem afastar seus leitores da caixa de comentários e que você deve corrigir o mais rápido possível:

Erro 1: Não usar seu próprio formulário de comentário

Esse é um erro que é mais comum do que deveria ser.  Você ou sua equipe trabalham pesado para criar um layout atraente e interativo, produzem um conteúdo interessante e bem pesquisado, compartilham nas redes sociais e anunciam em redes de divulgação. Mas nunca respondem aos comentários.

Se você está considerando utilizar todo o potencial que esta ferramenta tem a oferecer, tenha em mente que a caixa de comentários é uma via de mão dupla. É preciso oferecer feedback para receber feedback

O tráfego de visitações e novos comentários pode até cair se os usuários tiverem a impressão de que você não se importa com as dúvidas, problemas e opiniões deles. Se você responder, mais e mais visitantes se tornarão leitores regulares.

Como consertar: Visite seu site, blog ou portal e responda aos comentários não respondidos. Regularmente. Se o volume de mensagens é muito grande, considere a contratação de um profissional dedicado a esta questão, que seja sociável e entenda as nuances do seu site. Relações públicas não precisam ficar na mão de desenvolvedores.

Não é necessário responder todos os comentários, mas é obrigatório responder a todos que estejam perguntando diretamente sobre determinado tema.

Erro 2: Usar um sistema de CAPTCHA

Com um mar de spam do lado de fora do seu site querendo entrar, é fácil imaginar que você precisa desesperadamente de um sistema de CAPTCHA. Mas não é verdade.

Se algum dia você já comentou ou acessou um formulário de cadastro de uma página protegida por CAPTCHA, já deve ter se irritado tentando descobrir o que aquela salada de letras significa. Pode até ter errado e desanimado de escrever.

Por que isso acontece o tempo todo e com muita gente.

Como consertar: Se você está usando um plugin de CAPTCHA no seu site, substitua por um mais amigável ou simplesmente desative.  Akismet é muito eficiente em erradicar comentários de spam e nas instalações mais recentes do WordPress ele é instalado de fábrica.

Erro 3:  Nenhuma opção para se inscrever nas respostas dos comentários

Muitos sites e blogs tem uma caixa de “Inscreva-se” abaixo do formulário de comentário, permitindo que os leitores acompanhem qualquer novo comentário que o texto receba.

Mas pouquíssimos são aqueles que tem uma opção de se inscrever apenas nas respostas dos seus comentários. Leitores podem não ter interesse em ser notificados de cada comentário, mas eles certamente gostariam de saber quando alguém respondeu ao seu próprio comentário.

Como consertar:  Existe um plugin para WordPress chamado Send email only on Reply to My Comment que resolve esse dilema.  Uma outra opção é  o Intense Debate, que tem opções bastante similares.

Erro 4: Não moderar os comentários

Se você não checa a fila de moderação com regularidade, pode ser frustrante para os leitores que tentam e tentam deixar um comentário no seu site. Afinal, você quer ou não quer abrir um canal de interatividade?

Como consertar:  Modere seus comentários regularmente e não se esqueça de conferir o conteúdo da pasta de spam de tempos em tempos. É raro, mas comentários legítimos podem ser classificados erroneamente como spam e serem enviados para esta pasta.

Erro 5: Habilitar links dentro de comentários

Por padrão, o WordPress permite um link por comentário. Mas, obviamente, spammers abusam do sistema e usam essa brecha para construir backlinks e tentar ganhar relevância no Google.

Como consertar: Altere as configurações do WordPress em “Settings > Discussions” para desabilitar os links nos comentários. Você também pode configurar o WordPress para prender o comentário se ele contiver um ou mais links.

Se estes comentários forem legítimos, você pode periodicamente conferir sua pasta de spam e aprová-los (ou até editá-los para remover o link primeiro, se desejar).