10633 Compartilhamentos 152222 Views

Como enviar imagens e videos pelo WhatsApp

27 de novembro de 2014

O  WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado atualmente. Dotado de ótimos recursos e extremamente amigável, através dele podemos enviar tanto mensagens de texto quanto mensagens de áudio. Também podemos enviar diversos outros tipos de conteúdo com a app, e é justamente a respeito disto que falaremos a seguir.

O WhatsApp permite que os usuários não somente conversem. Ele possibilita o compartilhamento de vários tipos de arquivos. Imagens e vídeos (do rolo da câmera ou não), links, fotografias, músicas, áudios diversos, e até mesmo dados relativos aos contatos da agenda.

WhatsApp

Obviamente, o envio e a recepção de todo este conteúdo pode levar mais ou menos tempo, dependendo da velocidade da internet do remetente, do destinatário e também do tamanho dos arquivos. É muito comum hoje em dia, também, a criação e a utilização de grupos dentro do WhatsApp: lembre-se de que nestes casos, qualquer vídeo ou imagem enviado chegará nos smartphones de todas as pessoas pertencentes ao tal grupo.

O procedimento pode variar um pouco dependendo do sistema operacional utilizado em seu aparelho. Mas trata-se de algo bastante simples, vale lembrar, e após as explicações abaixo, depois que você entender o básico do compartilhamento, você poderá aplicar o conhecimento adquirido em outros aparelhos e sistemas operacionais, e dentro de pouquíssimo tempo já estará enviando suas fotografias e vídeos.

Compartilhando conteúdo via WhatsApp no Android

É bastante simples enviar imagens, fotos, vídeos e áudio através do WhatsApp em um celular Android. Primeiro de tudo, escolha o destinatário ou o grupo com o qual deseja compartilhar conteúdo.

Feito isto, você notará, na parte superior da tela, um pequeno “clips”. Clique nele.

WhatsApp Compartilhando Conteudo

Ao clicar no “clips”, a uma lista com diversas opções será exibida. Temos aí “Galeria”, “Foto”, “Vídeo”, “Áudio”, “Local” e “Contato”. Confira abaixo mais detalhes a respeito de cada uma destas opções:

  • Galeria: através desta opção, você pode selecionar imagens e vídeos localizados na memória do seu smartphone. Ao selecioná-la, será aberta uma nova tela na qual existem duas abas (“Imagens” e “Vídeo”). Basta clicar na aba correspondente ao tipo de conteúdo que você deseja compartilhar, e enviá-lo. Antes, porém, é importante ressaltar que o WhatsApp separa o conteúdo multimídia, para uma melhor organização, em várias pastas: “imagens da câmera”, “todas as imagens”, “WhatsApp Images”, “Facebook”, “Screenshots”, e assim por diante. Portanto, fique atento;
  • Foto: esta opção permite que você tire uma foto na hora, utilizando a câmera frontal ou traseira do seu celular. Capturada a imagem, o aplicativo permite que você então defina uma legenda (opcional) e a envie;
  • Vídeo: semelhante à opção acima, esta opção permite a geração de conteúdo na hora, para o posterior compartilhamento. Aqui você pode gravar um vídeo, adicionar uma legenda, caso deseje, e então enviá-lo para o destinatário que já escolheu previamente;
  • Áudio: esta opção permite o envio de músicas ou outros arquivos de áudio armazenados no seu aparelho, e também permite que você grave mensagens de áudio, também para enviar;

WhatsApp Compartilhando Conteudo

  • Local: com o auxílio do Google Maps, você pode enviar sua localização atual. Basta utilizar esta opção e em seguida clicar em “Enviar sua localização atual”;
  • Contato: usando esta opção, você pode enviar para um amigo, por exemplo, os dados de algum contato em sua agenda, o qual poderá ser também adicionado à agenda de tal amigo;

O Android também permite o compartilhamento de conteúdo mesmo que você não esteja utilizando o WhatsApp no momento. Por exemplo, ao visualizar imagens ou vídeos na “Galeria”, é exibido um botão com o ícone do aplicativo. Clicando nele você pode enviar fotos e vídeos para seus contatos a partir daí mesmo (o mensageiro instantâneo será iniciado logo em seguida).

WhatsApp Compartilhando Conteudo

Também é possível compartilhar conteúdo à partir de uma janela de conversa, dentro do aplicativo. Por exemplo, localize uma imagem ou vídeo já existente em uma conversa, clique e segure por alguns segundos, até que novos botões apareçam no topo. Você também pode, desta forma, selecionar mais de um conteúdo.

WhatsApp Compartilhando Conteudo

Assim que tudo estiver selecionado/marcado, clique no penúltimo botão (antes da seta), à direita, no topo, para encaminhar o conteúdo através do próprio WhatsApp ou também via Bluetooth, e-mail, Google Drive e mais uma série de opções, ou então diretamente na seta, para escolher um de seus contatos no mensageiro instantâneo, o qual receberá o vídeo ou a imagem.

Compartilhando conteúdo via WhatsApp no iOS (iPhone)

Não são muitas as diferenças entre o iOS (no iPhone) e os smartphones Android no que diz respeito ao envio de imagens e vídeos. Temos diferenças no que diz respeito à interface do usuário, é claro, mas a ideia é a mesma.

Você também precisa selecionar o contato previamente e, em seguida, na tela de conversa, clicar na pequena seta localizada à esquerda da caixa de texto. Em seguida, você pode utilizar as seguintes opções:

  • Tirar foto ou vídeo, para gerar o conteúdo na hora e enviá-lo em seguida;
  • Escolher foto existente, para selecionar uma fotografia armazenada no seu iPhone, no rolo da câmera;
  • Escolher vídeo existente, para selecionar um vídeo armazenado no seu iPhone, no rolo da câmera;
  • Compartilhar localização, para enviar sua localização atual para o destinatário;
  • Compartilhar contato, para enviar via WhatsApp os dados de um contato de sua agenda para alguém;

Compartilhando conteúdo via WhatsApp no Windows Phone

Também aqui temos diferenças de interface, além de pequenos outros detalhes. Mas também, basicamente, seguimos o mesmo princípio: seleção do contato, acesso ao conjunto de opções de envio e o posterior envio. No Windows Phone, selecione o contato ou o grupo e clique no “clips”.

Logo em seguida, utilize uma das seguintes opções:

  • Gravador de vídeo: grava na hora um vídeo para o envio;
  • Câmera: tira uma foto na hora, para enviá-la logo em seguida;
  • Foto: permite que você envie uma foto já armazenada no dispositivo;
  • Vídeo: permite o envio de um vídeo já existente no dispositivo;
  • Contato: permite o compartilhamento de um contato existente em sua agenda;
  • Localização: compartilha sua localização atual com o destinatário;

Tudo muito simples, não?

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (19/07)
Notícias
21 visualizações
Notícias
21 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (19/07)

Carlos L. A. da Silva - 19 de julho de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) no Firefox
Dicas
13 visualizações
Dicas
13 visualizações

Como ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) no Firefox

Carlos L. A. da Silva - 18 de julho de 2019

Protocolo aumenta a segurança da navegação de seus dados e navegador da Mozilla por enquanto é o único com suporte oficial.

Autenticação através do GitHub com JavaScript e OAuth
Códigos
17 visualizações
Códigos
17 visualizações

Autenticação através do GitHub com JavaScript e OAuth

Redação - 17 de julho de 2019

Veja como criar de forma simples um botão social de login com Github usando OAuth. Neste guia Javascript com códigos que funcionam você aprende como. Confira o passo a passo e crie o seu.

Mais publicações

SEO // Dicionário do Programador
Vídeos
16 visualizações
16 visualizações

SEO // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 15 de julho de 2019
Promoções de Jogos do Final de Semana (12/07)
Notícias
18 visualizações
18 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (12/07)

Carlos L. A. da Silva - 12 de julho de 2019
Conheça Astaroth: o Cavalo de Troia que se alastra no Brasil
Artigos
30 visualizações
30 visualizações

Conheça Astaroth: o Cavalo de Troia que se alastra no Brasil

Carlos L. A. da Silva - 11 de julho de 2019