10633 Compartilhamentos 152214 Views

Como enviar imagens e videos pelo WhatsApp

27 de novembro de 2014

O  WhatsApp é o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado atualmente. Dotado de ótimos recursos e extremamente amigável, através dele podemos enviar tanto mensagens de texto quanto mensagens de áudio. Também podemos enviar diversos outros tipos de conteúdo com a app, e é justamente a respeito disto que falaremos a seguir.

O WhatsApp permite que os usuários não somente conversem. Ele possibilita o compartilhamento de vários tipos de arquivos. Imagens e vídeos (do rolo da câmera ou não), links, fotografias, músicas, áudios diversos, e até mesmo dados relativos aos contatos da agenda.

WhatsApp

Obviamente, o envio e a recepção de todo este conteúdo pode levar mais ou menos tempo, dependendo da velocidade da internet do remetente, do destinatário e também do tamanho dos arquivos. É muito comum hoje em dia, também, a criação e a utilização de grupos dentro do WhatsApp: lembre-se de que nestes casos, qualquer vídeo ou imagem enviado chegará nos smartphones de todas as pessoas pertencentes ao tal grupo.

O procedimento pode variar um pouco dependendo do sistema operacional utilizado em seu aparelho. Mas trata-se de algo bastante simples, vale lembrar, e após as explicações abaixo, depois que você entender o básico do compartilhamento, você poderá aplicar o conhecimento adquirido em outros aparelhos e sistemas operacionais, e dentro de pouquíssimo tempo já estará enviando suas fotografias e vídeos.

Compartilhando conteúdo via WhatsApp no Android

É bastante simples enviar imagens, fotos, vídeos e áudio através do WhatsApp em um celular Android. Primeiro de tudo, escolha o destinatário ou o grupo com o qual deseja compartilhar conteúdo.

Feito isto, você notará, na parte superior da tela, um pequeno “clips”. Clique nele.

WhatsApp Compartilhando Conteudo

Ao clicar no “clips”, a uma lista com diversas opções será exibida. Temos aí “Galeria”, “Foto”, “Vídeo”, “Áudio”, “Local” e “Contato”. Confira abaixo mais detalhes a respeito de cada uma destas opções:

  • Galeria: através desta opção, você pode selecionar imagens e vídeos localizados na memória do seu smartphone. Ao selecioná-la, será aberta uma nova tela na qual existem duas abas (“Imagens” e “Vídeo”). Basta clicar na aba correspondente ao tipo de conteúdo que você deseja compartilhar, e enviá-lo. Antes, porém, é importante ressaltar que o WhatsApp separa o conteúdo multimídia, para uma melhor organização, em várias pastas: “imagens da câmera”, “todas as imagens”, “WhatsApp Images”, “Facebook”, “Screenshots”, e assim por diante. Portanto, fique atento;
  • Foto: esta opção permite que você tire uma foto na hora, utilizando a câmera frontal ou traseira do seu celular. Capturada a imagem, o aplicativo permite que você então defina uma legenda (opcional) e a envie;
  • Vídeo: semelhante à opção acima, esta opção permite a geração de conteúdo na hora, para o posterior compartilhamento. Aqui você pode gravar um vídeo, adicionar uma legenda, caso deseje, e então enviá-lo para o destinatário que já escolheu previamente;
  • Áudio: esta opção permite o envio de músicas ou outros arquivos de áudio armazenados no seu aparelho, e também permite que você grave mensagens de áudio, também para enviar;

WhatsApp Compartilhando Conteudo

  • Local: com o auxílio do Google Maps, você pode enviar sua localização atual. Basta utilizar esta opção e em seguida clicar em “Enviar sua localização atual”;
  • Contato: usando esta opção, você pode enviar para um amigo, por exemplo, os dados de algum contato em sua agenda, o qual poderá ser também adicionado à agenda de tal amigo;

O Android também permite o compartilhamento de conteúdo mesmo que você não esteja utilizando o WhatsApp no momento. Por exemplo, ao visualizar imagens ou vídeos na “Galeria”, é exibido um botão com o ícone do aplicativo. Clicando nele você pode enviar fotos e vídeos para seus contatos a partir daí mesmo (o mensageiro instantâneo será iniciado logo em seguida).

WhatsApp Compartilhando Conteudo

Também é possível compartilhar conteúdo à partir de uma janela de conversa, dentro do aplicativo. Por exemplo, localize uma imagem ou vídeo já existente em uma conversa, clique e segure por alguns segundos, até que novos botões apareçam no topo. Você também pode, desta forma, selecionar mais de um conteúdo.

WhatsApp Compartilhando Conteudo

Assim que tudo estiver selecionado/marcado, clique no penúltimo botão (antes da seta), à direita, no topo, para encaminhar o conteúdo através do próprio WhatsApp ou também via Bluetooth, e-mail, Google Drive e mais uma série de opções, ou então diretamente na seta, para escolher um de seus contatos no mensageiro instantâneo, o qual receberá o vídeo ou a imagem.

Compartilhando conteúdo via WhatsApp no iOS (iPhone)

Não são muitas as diferenças entre o iOS (no iPhone) e os smartphones Android no que diz respeito ao envio de imagens e vídeos. Temos diferenças no que diz respeito à interface do usuário, é claro, mas a ideia é a mesma.

Você também precisa selecionar o contato previamente e, em seguida, na tela de conversa, clicar na pequena seta localizada à esquerda da caixa de texto. Em seguida, você pode utilizar as seguintes opções:

  • Tirar foto ou vídeo, para gerar o conteúdo na hora e enviá-lo em seguida;
  • Escolher foto existente, para selecionar uma fotografia armazenada no seu iPhone, no rolo da câmera;
  • Escolher vídeo existente, para selecionar um vídeo armazenado no seu iPhone, no rolo da câmera;
  • Compartilhar localização, para enviar sua localização atual para o destinatário;
  • Compartilhar contato, para enviar via WhatsApp os dados de um contato de sua agenda para alguém;

Compartilhando conteúdo via WhatsApp no Windows Phone

Também aqui temos diferenças de interface, além de pequenos outros detalhes. Mas também, basicamente, seguimos o mesmo princípio: seleção do contato, acesso ao conjunto de opções de envio e o posterior envio. No Windows Phone, selecione o contato ou o grupo e clique no “clips”.

Logo em seguida, utilize uma das seguintes opções:

  • Gravador de vídeo: grava na hora um vídeo para o envio;
  • Câmera: tira uma foto na hora, para enviá-la logo em seguida;
  • Foto: permite que você envie uma foto já armazenada no dispositivo;
  • Vídeo: permite o envio de um vídeo já existente no dispositivo;
  • Contato: permite o compartilhamento de um contato existente em sua agenda;
  • Localização: compartilha sua localização atual com o destinatário;

Tudo muito simples, não?

Você pode se interessar

TypeScript // Dicionário do Programador
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,807 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,807 visualizações

TypeScript // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 18 de março de 2019

TypeScript é o termo falado nesse Dicionário do Programador, conheça mais sobre o assunto.

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/03)
Notícias
9 visualizações
Notícias
9 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/03)

Carlos L. A. da Silva - 15 de março de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Mega Bate-Papo com o Programador BR (feat. Igor Oliveira) // CDF Entrevista
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,811 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,811 visualizações

Mega Bate-Papo com o Programador BR (feat. Igor Oliveira) // CDF Entrevista

Thais Cardoso de Mello - 14 de março de 2019

Batemos um papo muito divertido e informativo com o Igor Oliveira (do canal Programador BR).

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

World Wide Web completa 30 anos!
Notícias
11 visualizações
11 visualizações

World Wide Web completa 30 anos!

Carlos L. A. da Silva - 12 de março de 2019
Ada Lovelace: o cérebro que nunca morre
Artigos
132 visualizações1
132 visualizações1

Ada Lovelace: o cérebro que nunca morre

Carlos L. A. da Silva - 12 de março de 2019
Scrum // Dicionário do Programador
Vídeos
13 visualizações
13 visualizações

Scrum // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 11 de março de 2019