Elon Musk é possivelmente o mais próximo que o mundo real tem de Tony Stark, o personagem fictício da Marvel Comics. Filantropo, bilionário, entusiasta da tecnologia, visionário.
Mas ambos também estão cercados por controvérsias: enquanto Stark, nos cinemas, é o responsável pela criação de uma Inteligência Artificial que quase destrói a Humanidade, no mundo real Musk é um dos mais ferrenhos profetas do Apocalipse das máquinas.
Mas Tony Stark não existe. E Elon Musk sim. É necessário entender o que acontece por trás da mente de uma das figuras mais influentes sobre o futuro de todos nós.
Planeta Vermelho
“Nós vamos enviar uma missão a Marte em cada oportunidade de Marte a partir de 2018. Elas ocorrem a cada 26 meses, e estamos estabelecendo voos de carga para Marte em que as pessoas podem contar como carga. Se tudo for de acordo com o plano, devemos ser capazes de lançar pessoas em 2024 para chegar em 2025 “.
“Fui para a Rússia três vezes, no final de 2001 e 2002, para ver se eu poderia negociar a compra de dois mísseis ICBM. Sem as ogivas nucleares, obviamente”.
“Uma espécie multi-planeta … é isso que queremos ser … nos mudar para planetas … nos tornar uma espécie multi-planeta … ter a civilização e a vida, como os conhecemos abrangendo o sistema solar e outros sistemas estelares … esse é o futuro excitante e inspirador. Você precisa de coisas assim para ser feliz quando você acorda pela manhã “.
“Nós essencialmente não temos patentes no SpaceX. Nossa principal competição de longo prazo é na China – se publicarmos patentes, seria uma farsa, porque os chineses iriam usá-las como um livro de receitas”.
“Eu gostaria de morrer em Marte. Apenas não no impacto”.
Super Máquina
“Eu quase vejo isso como um problema resolvido. Nós sabemos o que fazer, e nós estaremos lá em alguns anos … Você será capaz de dizer ao seu carro ‘leve-me para casa, vem aqui, vá lá’, qualquer coisa . No futuro distante, as pessoas podem até mesmo proibir dirigir carros porque é muito perigoso. Você não pode ter uma pessoa dirigindo uma máquina de morte de duas toneladas”.
“Quando a auto-condução verdadeira for aprovada pelos reguladores, isso significará que você poderá convocar seu Tesla de qualquer lugar”.
“Não teria mais sentido desativar o piloto automático do Tesla… do que teria desativar o piloto automático na aeronave…”
“Eu acho que só vai se tornar normal. Como um elevador. Eles costumavam ter operadores de elevadores, e então nós desenvolvemos alguns circuitos simples para que os elevadores chegassem ao andar em que você está, você apenas pressiona o botão”.
“Eu pensei muito sobre isso… Nós poderíamos definitivamente fazer um carro voador – mas essa não é a parte difícil… A parte mais difícil é, como você faz um carro voador super seguro e silencioso? Porque se é um berreiro, você vai tornar as pessoas muito chateadas”.
Expresso do Amanhã
“Tirando a descoberta do teletransporte real, o que, claro, seria fantástico (alguém, por favor, faça isso), a única opção para viagens super rápidas é construir um tubo sobre ou sob o solo que contenha um ambiente especial”.
“De acordo com especialistas, o Hyperloop é ao mesmo tempo óbvio e impossível. Dava para escolher um ou outro?”.
“Realmente, acredito firmemente que, se criarmos uma rede hiperloop e for grátis – nos horários fora de pico, pelo menos, nos horários de pico, cobraremos um pouco – mas ganharmos dinheiro de outras maneiras, isso realmente mudará como as pessoas vivem “.
“Você poderia ter cerca de 70 cápsulas entre Los Angeles e San Francisco que saem a cada 30 segundos. É como fazer um passeio na Space Mountain na Disneyland”.
“O sistema é imune ao vento, ao gelo, ao nevoeiro e à chuva. O sistema de propulsão está integrado no tubo e só pode acelerar a cápsula a velocidades seguras em cada seção. Com o erro de controle humano e o tempo imprevisível removidos do sistema, muito poucas preocupações de segurança permanecem “.
Exterminador do Futuro
“Eu não tenho medo de robôs. Minha posição completa exigiria uma longa explicação. Estou preocupado com certas direções que a IA poderia tomar que não seriam boas para o futuro”.
“Espero que não seja apenas o bootloader biológico para a superinteligência digital. Infelizmente, isso é cada vez mais provável”.
“Com Inteligência Artificial estamos convocando o demônio. Você conhece todas aquelas histórias em que há o cara com o pentagrama e a água benta e ele é como … (piscada) sim ele tem certeza de poder controlar o demônio … não funciona”.
“Não é como se eu pensasse que o risco é que a IA desenvolva uma vontade assim do nada, a preocupação é mais que alguém pode usá-la de forma ruim. Ou mesmo se eles não usassem isso de uma maneira que é ruim, alguém poderia tirá-la e usá-la de uma maneira que é ruim. Isso parece ser um grande perigo. Então, eu acho que devemos ter democratização da tecnologia de IA e ampliá-la. obviamente, o motivo pelo qual Sam Altman, eu e o resto da equipe criamos o OpenAI – foi ajudar a espalhar as tecnologias de IA para que não se concentrem nas mãos de alguns “.
Além da Imaginação
“Parece um momento oportuno para trazer o paradoxo de Fermi, também conhecido como ‘onde estão os alienígenas? ‘. Realmente estranho que não vejamos nenhum sinal deles. A propósito, por favor, não mencione as pirâmides. Empilhar blocos de pedra não é evidência de uma civilização avançada. O rumor de que estou construindo uma nave espacial para voltar ao meu planeta natal Marte é totalmente inverídico. Os egípcios antigos eram incríveis, mas se os alienígenas construíram as pirâmides, eles teriam deixado pra trás um computador ou algo assim”.
“É um dado que estamos claramente em uma trajetória para ter jogos que são indistinguíveis da realidade, e esses jogos poderão ser jogados em qualquer console ou um PC e provavelmente haveria bilhões de tais computadores e consoles, me parece que as chances de estar na realidade básica são de um em bilhões. Diga-me o que há de errado com esse argumento?”.
“Minha família teme que os russos me assassinarão”.
“E, não, eu não sou um alienígena … mas eu costumava ser um”.
“Criar um laço neural é o que realmente importa para a humanidade alcançar simbiose com máquinas”.