Momentos como a Copa do Mundo FIFA, que trazem promoções especiais de itens como televisores e peças de vestuário, provocam verdadeiras corridas às melhores ofertas em sites de e-commerce.
São ocasiões especiais em que os varejistas trabalham com grandes estoques e por isso há preços realmente baixos e boas opções de parcelamento.
“É o momento também de pesquisar muito e fazer a compra da maneira mais segura possível”, recomenda Elizabeth Andreoli, coordenadora do Comitê de Varejo On-line da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). A camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País.
As compras on-line se tornam cada vez mais comuns no País. No ano passado, 9,1 milhões de pessoas compraram online pela primeira vez, elevando o número de consumidores virtuais para 51,3 milhões (dados da 29ª edição do relatório Webshoppers) .
Elisabeth explica alguns passos importantes para aproveitar o melhor dessas situações promocionais sem levar uma dor de cabeça de brinde:
- A primeira dica é pesquisar sobre a reputação da loja ou site que você escolheu. O Procon traz uma lista de sites não recomendados.
- Os sites que comparam preços, produtos e serviços são excelentes fontes de informação e os melhores estão constantemente atualizados.
- Tenha antivírus, antispyware, firewall e tudo o que for possível para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso a suas informações.
- Procure usar sites que tragam serviços de pagamento de renome.
- Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no site www.receita.fazenda.gov.br. Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra.
- Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos, número do cartão de crédito, geralmente essas páginas são iniciadas por https:// e o cadeado ativado (ícone em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.
- Procure imprimir todos os passos da compra, inclusive o e-mail de confirmação.
- Use o bom senso. Ofertas milagrosas ou muito diferentes dos preços praticados no mercado podem trazer armadilhas para o comprador.
Observados estes cuidados, o e-consumidor poderá realizar sua compra de forma segura e com um risco baixo de sofrer qualquer percalço. “Os varejistas têm se esmerado no planejamento de cada etapa do processo de comercialização na rede. O resultado é uma melhora expressiva no relacionamento com o consumidor. Nos últimos anos, a partir de pesquisas e inputs dos próprios compradores, avançamos muito. Mas vamos melhorar muito ainda”, completa Elizabeth.