0 Compartilhamentos 1737 Views 1 Comments

Macintosh: 30 anos de revolução e evolução

24 de janeiro de 2014

Depois de um nervoso click no mouse por Steve Jobs, o Macintosh deu seu primeiro “Olá” para o público: “Eu sou Macintosh. Com certeza é ótimo ter saído desse saco. Desacostumado como estou a falar em público, eu gostaria de compartilhar com vocês uma frase que pensei na primeira vez que encontrei um mainframe da IBM: Nunca confie em um computador que você não pode levantar. Obviamente, eu posso falar, mas agora eu gostaria de sentar e ouvir. Assim, é com grande orgulho que apresento um homem que tem sido como um pai para mim… Steve Jobs”.

Jobs apresentou o primeiro Mac – uma caixa bege com monitor embutido – quando os computadores eram em grande parte dominados por amadores e pessoas que trabalhavam em escritórios. Como a maioria de seus rivais, o primeiro Mac tinha baixa potência e uma quantidade relativamente pequena de memória.

 capture-20140124-123405

Quem tinha um Mac poderia usar o computador para processamento de texto, design e planejamento gráfico de projetos. Música digital, jogos de vídeogame e a internet moderna ainda iam demorar para chegar.

A Revolução

O Apple Macintosh, foi lançado em 24 de janeiro de 1984 (com o famoso comercial inspirado no livro 1984, de George Owell) e custava U$2,495. O primeiro modelo incluia uma tela de 9 polegadas, um processador Motorola 68000, 128KB de memória e uma alça para torná-lo mais fácil de transportar. Ele foi também um dos primeiros computadores a adotar o formato de disco flexível de 3,5 polegadas, que veio a dominar o mercado de mídia de armazenamento removível no final dos anos 80.

Screen_Shot_2014-01-03_at_10.30.16_AM

Mas o que fez o Mac realmente se destacar foi sua facilidade de uso em comparação com seus rivais, que incluiam, na época, a IBM, Tandy e Commodore. Jobs queria tornar a computação atraente para o público em geral, simplificando todos os comandos complexos. Assim, usuários podiam clicar nos ícones e arrastar e soltar arquivos, por exemplo. Interfaces gráficas logo se tornaram onipresentes e não apenas em computadores desktop, mas também nos smartphones e tablets de hoje.

O Mac também foi o primeiro computador voltado para consumidores a ter um mouse, objeto que rapidamente tornou-se padrão da indústria. A Apple não necessariamente inventou toda a sua tecnologia: Em vez disso, tirou idéias de lugares como o Centro de Pesquisa de Palo Alto, um laboratório lendário do Vale do Silício, e as transformou em sucessos comerciais.

A Evolução

Nove meses após a introdução do Mac, a Apple atualizou o computador para ter mais memória e um processador mais rápido. A empresa renomeou o Mac original de Macintosh 128K para distingui-lo do modelo mais novo, o Macintosh 512K.

evolucao-do-mac

Ao longo dos anos, um ciclo constante de atualizações fizeram o computador mais elegante e poderoso, a ponto de quase não se assemelhar ao original:

1997 – Jobs começa a transformação

Durante meados dos anos 90, a Apple estava realmente lutando depois que o Windows 95 começou a tomar o mercado, por isso, após o retorno de Steve Jobs à empresa, o famoso computador começou a receber algumas mudanças.

1998 – A era do iMac

1998 marcou o ano do primeiro iMac, o famoso e colorido tudo-em-um da Apple. Ele foi contra a moda da época e não incluiu uma unidade de disquete, mas compensou com uma porta USB e facilidade para ser conectado à internet.

428055-40649406-8484-11e3-b939-7fcb48a5bb4a

2001 – Apple lança o OSX

O OS X 10.1 é a base do sistema operacional da Apple que usamos hoje em Macs. Naquela época, ele parecia ótimo, mas era extremamente lento e a “bola de praia giratória da morte” era uma frase que muitos donos de Mac estavam acostumados a dizer.

2004 – O primeiro iMac como conhecemos

428138-4104fd24-8484-11e3-b939-7fcb48a5bb4a

Este projeto de iMac foi o início do dispositivo que conhecemos hoje, tendo um design semelhante e tela LCD.

2008 – Apple tira o MacBook Air de um envelope

Fino o suficiente para caber em um envelope, o MacBook Air chegava ao mercado. O portátil ultra-leve, ultra-fino mudou a indústria dos dias atuais, obrigando os fabricantes a emagrecer e tornar os notebooks realmente portáteis.

image.adapt.960.high (2)

2013 – O novo Mac Pro

Anunciado no ano passado, o novo Mac Pro introduziu os usuários a um novo design radical, deixando uma pergunta para todos: Será esse o futuro dos computadores desktop? image.adapt.960.high (1)

Apple lança vídeo para celebrar 30 anos de Mac!

Carregando...

Você pode se interessar

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora
Artigos
76 visualizações
Artigos
76 visualizações

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora

Carlos L. A. da Silva - 19 de outubro de 2021

O novo sistema operacional da Microsoft está entre nós, mas talvez não seja uma boa ideia pular de cabeça.

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)
Artigos
217 visualizações
Artigos
217 visualizações

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)

Carlos L. A. da Silva - 6 de outubro de 2021

V8 é o interpretador JavaScript, também chamado de máquina virtual Javascript, desenvolvido pela Google e utilizado em seu navegador Google Chrome. Com o peso de seus criadores e a quase onipresença do navegador, foi apenas uma questão de tempo para essa implementação do JavaScritp se tornar dominante no mercado. Entretanto, um bom desenvolvedor sabe que […]

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
395 visualizações
Artigos
395 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

One Response

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
493 visualizações
493 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021
Top 25 comandos do Git
Artigos
628 visualizações
628 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021
Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
682 visualizações
682 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021