0 Compartilhamentos 334 Views

Qual framework de PHP é o melhor para 2021?

A tecnologia evolui a passos largos e uma ferramenta que era indispensável em um ano pode se tornar obsoleta no ano seguinte. Embora essa transição possa ser mais suave quando falamos de frameworks, nesse exato momento pode estar surgindo um framework que é exatamente o que você precisa e você ainda não conhece.

Pensando nisso, é importante estar sempre antenado nas alternativas disponíveis de mercado. O PHP possui diversos frameworks disponíveis e navegar nesse mar de opções pode ser trabalhoso, ainda que encontrar a solução mais adequada para você seja primordial.

Theme Selection desenvolve e fornece temas HTML Bootstrap profissionais e fáceis de usar, além de modelos de painel de administração e kits de interface do usuário para criar seus aplicativos com mais rapidez!. Em um artigo publicado na internet, eles fazem um comparativo dos principais frameworks de PHP e suas características.

Com sua autorização, traduzimos e reproduzimos o artigo na íntegra:

“Quer saber qual framework PHP é melhor para desenvolvimento web em 2021? Então você está no lugar certo. Aqui, discutiremos vários frameworks PHP em detalhes.

Bem, PHP (Hypertext Preprocessor) é uma daquelas linguagens de programação que são desenvolvidas com recursos de desenvolvimento web embutidos. Além disso, os programadores podem incorporar o código escrito nesta popular linguagem de programação do lado do servidor perfeitamente no código HTML por meio da tag Script.

Agora, antes de iniciarmos a lista de frameworks PHP, vamos discuti-la resumidamente.

O que é um PHP Framework?

Um framework PHP é uma plataforma para criar aplicativos da web PHP. Além disso, os frameworks PHP fornecem bibliotecas de código para funções comumente usadas, reduzindo a quantidade de código original que você precisa escrever. Além disso, o PHP Framework fornece uma estrutura básica para agilizar o desenvolvimento de aplicativos da web. Ademais, os desenvolvedores os usam porque aceleram o processo de desenvolvimento. Acima de tudo, a capacidade de resposta de sites e aplicativos construídos com frameworks PHP ajuda as empresas a atender às suas necessidades de desempenho.

Agora, há uma série de frameworks disponíveis em tecnologia PHP como Laravel, Codeigniter, Symfony, CakePHP, que mencionamos nesta lista, que você pode usar para o desenvolvimento web.

Se você estiver trabalhando em um projeto PHP, então você pode verificar nossa coleção de paineis de administração em PHP e baixar gratuitamente modelos de administração Laravel.

Vantagens de usar um framework PHP

Pois bem, de acordo com os dados da W3Techs, o PHP é utilizado por 79,2% de todos os sites com uma conhecida linguagem de programação do lado do servidor. Portanto, quase 8 em cada 10 sites que você visita na Internet usam PHP de alguma forma. Além disso, a versão 7 é usada por 62,4% de todos os sites que usam PHP.

Um framework PHP oferece algumas vantagens surpreendentes como segue. Essas vantagens fazem parte dos frameworks mais usados:

  • Desenvolvimento mais rápido
  • Menos código para escrever
  • Bibliotecas para tarefas comuns
  • Mais fácil de manter
  • Trabalhe com bancos de dados de forma mais eficiente

Os desenvolvedores Web ainda têm a opção de escolher entre uma ampla variedade de frameworks PHP. A maioria dessas soluções é de código aberto e pode ser usada sem pagar nenhuma taxa de licenciamento. Alguns desses frameworks PHP são frameworks web full-stack, enquanto outros são microframeworks.

Qual framework PHP é adequado para você?

Bem, os frameworks PHP são projetados para simplificar o processo de desenvolvimento e reduzir o trabalho necessário na criação de aplicativos responsivos. Cada estrutura dentro e fora desta lista terá seu próprio conjunto de recursos junto com uma lista de componentes, e todos eles variam em termos de documentação e suporte da comunidade, juntamente com o suporte oficial do criador.

Então, para selecionar o correto, você terá que definir as prioridades e fatores como facilidade de uso, recursos que deseja, etc. Se você é um iniciante, um framework como o Codeigniter pode ser um bom começo, pois é fácil para aprender e começar.

Como você pode ver na pesquisa da Jetbrains, o Laravel está liderando a lista dos frameworks PHP mais usados. Depois disso, o Symfony Framework está mantendo sua posição em 2º lugar. Não é necessário seguir o fluxo. Tipo, só porque a maioria usa o Laravel não significa que você tenha que ir com ele. Escolha o que você precisa.

Bem, é um fato que usar frameworks PHP simplifica o processo de desenvolvimento, o que ajuda a minimizar a carga de trabalho. Cada framework tem seus próprios pontos fortes e fracos, e todos variam em termos de comunidade, documentação e banco de dados que suportam.

Como você pode ver no gráfico abaixo, o Laravel está no topo da corrida com 64,1k Gitstarrs, e o Symfony com 24,7k está em segundo lugar. Entretanto, frameworks como CakePHP e Codeigniter estão ganhando espaço muito rápido por causa de sua eficiência de trabalho e capacidade de resposta mais rápidas.

Melhores frameworks PHP em 2021

Agora, escolher o melhor framework a ser usado depende de vários fatores, como segurança, facilidade de uso, escalabilidade, documentação e muito mais. Portanto, comece entendendo os requisitos do projeto ou aplicativo que deseja desenvolver. Depois de analisar esses fatores, escolha o framework de PHP mais adequado desta lista.

Agora, vamos começar!!

Laravel

Bem, todos nós estamos familiarizados com este ainda recente framework extremamente popular, o Laravel. Ele foi lançado em 2011, o Laravel varreu a arena de frameworks aos seus pés e está no topo das paradas há algum tempo. É o melhor framework PHP da web gratuito e de código aberto para desenvolvimento da web.

A imensa popularidade se deve a sua capacidade de lidar com aplicativos complexos da web com segurança e velocidade adicionais quando comparada a outras soluções. Além disso, este framework PHP para desenvolvimento web também simplifica o processo de desenvolvimento, reduzindo a complexidade das tarefas comuns, como sessões, roteamento, enfileiramento e autenticação.

Você pode verificar os seguintes modelos do Laravel para uma melhor visão geral:

Além disso, se você está trabalhando com o projeto Laravel, verifique a coleção de modelos de painel de administração do Laravel.

Por que usar o Laravel?

  • O Laravel é adequado para o desenvolvimento de aplicativos com requisitos complexos de backend, sejam eles pequenos ou grandes.
  • Este framework PHP está cheio de recursos que o ajudarão a personalizar aplicativos complexos. Ele vem com recursos como migração contínua de dados, suporte à arquitetura MVC, roteamento, segurança, mecanismo de modelo de visualização e autenticação, entre muitos outros.
  • É altamente expressivo, e sua velocidade e segurança estão de acordo com as expectativas de uma aplicação web moderna. Para desenvolvedores que desejam construir sites B2B ou corporativos que irão evoluir com as mudanças nas tendências da web, o Laravel é o caminho a percorrer.

Informação adicional:

Git Star: 64,1k
Forks: 20,5k
Commits: 6460
Downloads: 104m
Empresas que usam: 9GAGPfizerBBCCrowdcube

Symfony

O Symfony existe há muito mais tempo do que a maioria dos frameworks PHP no mercado (desde 2005), o que mostra que ele ganhou a confiança dos desenvolvedores por mais de uma década, amadurecendo com o tempo. Este framework é um framework PHP extenso, e é o único framework que segue os padrões de PHP e web completamente. Além do Symfony, os componentes do framework PHP são usados ​​por sistemas populares de gerenciamento de conteúdo, como  DrupalOroCRM e PHP Bulletin Board (PHPBB).

Além disso, o Symphony é a primeira escolha para muitos desenvolvedores devido à disponibilidade de bibliotecas e componentes reutilizáveis ​​com os quais você pode concluir uma variedade de tarefas, como modelagem, configuração de objetos, autenticação e muito mais. Além disso, o ecossistema Symfony é enorme e é apoiado por uma comunidade de programação altamente ativa.

Por que usar Symfony?

  • Symfony é a escolha perfeita se você está desenvolvendo projetos corporativos de grande escala. É fácil de instalar e configurar na maioria das plataformas.
  • Um de seus principais recursos são os componentes PHP reutilizáveis. Ele também possui uma independência de mecanismo de banco de dados e é estável.
  • Ele está em conformidade com a maioria das práticas recomendadas da web e padrões de design e permite a integração com bibliotecas de outros fornecedores.
  • Symfony também é altamente flexível e pode se integrar a projetos maiores como o Drupal.

Informação adicional:

Git Star: 24,7 k
Forks: 8k
Commits: 53.632
Empresas que usam: BlaBlaCarSpotify

Codeigniter

CodeIgniter é um framework leve (meros 2 MB de tamanho) que é conhecida por seu tamanho pequeno e instalação descomplicada com pré-requisitos de configuração minimalistas. Você pode dizer que é um framework PHP simples, mas poderoso. Independentemente do seu tamanho, é altamente adequado para o desenvolvimento de sites dinâmicos, pois oferece diversos módulos pré-construídos que auxiliam na construção de componentes resistentes e reutilizáveis. É por isso que está na lista dos melhores frameworks PHP de 2021.

Além disso, o CodeIgniter inclui alguns recursos incríveis, como etapas simples de criptografia, segurança, fácil manuseio de erros e dificuldade insignificante de adoção de PHP, etc. Este framework PHP é muito bem documentado e é uma excelente escolha para iniciantes.

Se você está trabalhando com o projeto Codeigniter, então você pode verificar a coleção de downloads gratuitos de modelos de painel de administração Codeigniter.

Por que usar o Codeigniter?

  • É um framework PHP leve e direto. Além disso, é fácil de instalar, ao contrário de outros frameworks. Devido a um processo de configuração simples e documentação altamente ilustrada, é ideal para iniciantes.
  • Os principais recursos incluem uma arquitetura MVC, tratamento de erros de primeira linha, ferramentas de segurança embutidas e documentação simples e excelente. Além disso, ele cria aplicativos escalonáveis.
  • Comparado com outros frameworks, o CodeIgniter é consideravelmente mais rápido. Uma vez que também oferece um desempenho sólido, é uma boa escolha quando você deseja desenvolver aplicativos leves para serem executados em servidores modestos.

Informação adicional:

Git Star: 18,1k
Forks: 7,8k
Commits: 10.113
Empresas que usam: AccentureOlaBufferSocial dog

Cakephp

O CakePHP é uma boa opção para projetos de aplicativos comerciais, pois oferece segurança de ponta com recursos como prevenção de injeção de SQL, proteção contra falsificação de solicitação entre sites e proteção de scripts entre sites, entre muitos outros. Além disso, outros recursos incluem herança de classe adequada, validação e compilações rápidas. Além disso, o suporte da grande comunidade é um ponto positivo, pois este framework PHP recebe suporte premium de sua empresa-mãe e também tem muitos portais de suporte.

Além disso, a versão mais recente do framework introduziu recursos como modularidade aprimorada e uma maior capacidade de criar bibliotecas autônomas adicionais. O framework também é simples de aprender e fácil de instalar, pois requer apenas um servidor web e uma cópia do framework.

Por que usar o CakePHP?

  • O CakePHP é simples e fácil de instalar, pois você só precisa de um servidor web e uma cópia do framework.
  • Permite a prática de criação de códigos que podem ser facilmente reutilizados, não sendo necessário criar novos códigos do zero o tempo todo, economizando tempo e esforço na criação do site.
  • Alguns recursos principais incluem uma estrutura moderna, compilações rápidas, herança de classe adequada, validação e segurança.
  • O melhor motivo é que Cake PHP tem a capacidade de testar todos os pontos frágeis e críticos de sua aplicação. Eles variam de testes básicos a testes personalizados, que você pode fazer de acordo com seus próprios requisitos.

Informação adicional:

Git Star: 8,3 k
Forks: 3,5 k
Commits: 42.618
Downloads: 6,8 milhões
Empresas que usam: SwatWallsEdureka

YII2

YII2, baseado no conceito de Don’t Repeat Yourself (DRY), é um framework orientado a objetos e o sucessor de um dos mais antigos frameworks PHP, Yii. O Yii 2 é uma boa opção para o desenvolvimento de sites em grande escala, pois pode ser facilmente integrado aos recursos jQuery e AJAX. O que torna este framework PHP melhor é sua técnica de carregamento lento do Yii2. Isso o torna mais rápido do que outros frameworks na seleção.

Além disso, ele vem com um gerador de código de classe extremamente poderoso conhecido como Gii. A função do Yii é facilitar o processo de programação orientada a objetos e prototipagem rápida, que fornece uma interface baseada na web, ajudando o programador a gerar o código desejado de forma interativa.

Por que usar o Yii2?

  • Possui excelente velocidade e desempenho. Além disso, é altamente extensível e permite que os desenvolvedores evitem a complexidade de escrever instruções SQL repetitivas, pois eles podem modelar os dados do banco de dados em termos de objeto.
  • Yii tem um processo de instalação fácil. Além disso, seus recursos de segurança robustos tornam a estrutura adequada para empreendimentos altamente seguros, como projetos de e-commerce, portais, CMS, fóruns e muitos outros.
  • Este framework PHP tem uma equipe de desenvolvedores e especialistas que contribuem para o seu desenvolvimento. Com uma grande comunidade usando-o, você pode postar problemas nos fóruns do Yii e obter ajuda.
  • Yii é extremamente extensível e você pode personalizar quase todas as partes do código do núcleo.

Informação adicional:

Git Star: 13,7 k
Forks: 6,9k
Commits: 19.528
Downloads: 12 milhões
Empresas que usam: DeloitteEvergreenDiscovery

Zend

Zend Framework é um framework totalmente orientado a objetos. Além disso, o Zend é construído com uma metodologia ágil, com o objetivo de entregar aplicativos de alta qualidade em um nível corporativo. Este framework PHP foi construído mantendo a velocidade, segurança, desempenho e extensibilidade em mente. Além disso, oferece alta capacidade de personalização e está de acordo com as principais práticas do PHP, o que é extremamente benéfico para desenvolvedores que desejam incorporar funções específicas do projeto.

Além disso, devido à sua concentração em aplicações empresariais, vem com um excedente de componentes para tarefas como autenticação, serviços, formulários e muito mais. O Zend apresenta recursos como um editor de arrastar e soltar fácil de usar, ferramentas de codificação, ferramentas de depuração online e uma interface escalável útil para sites complicados.

Por que usar Zend?

  • Zend é a escolha perfeita para projetos complexos de nível empresarial. É a estrutura preferida para grandes departamentos de TI e bancos.
  • Este framework PHP inclui componentes MVC, criptografia de dados, API de nuvem simples e gerenciamento de sessão.
  • Além disso, ele pode se integrar com bibliotecas externas, e você pode usar apenas os componentes que desejar.
  • O framework Zend vem com uma documentação extremamente boa e tem uma grande base de comunidade.

Informação adicional:

Git Star: 5,7k
Forks: 2.7k
Commits: 27.058
Empresas que usam: WebediaCherryZingat

Phalcon

Phalcon é um framework PHP full-stack. Ele foi originalmente escrito em linguagens de programação C e C ++. A característica mais proeminente do framework Phalcon é que ele é extremamente rápido. Isso ocorre porque ele utiliza um punhado de recursos, ao contrário de outros frameworks disponíveis no mercado.

Considerando a velocidade que esse framework oferece, pode ser extremamente útil para desenvolvedores que trabalham com sistemas que não oferecem muitos gastos indiretos. Outra melhor parte é que ele foi atualizado continuamente desde 2012 e viu algumas atualizações em versões recentes. A versão de suporte mais recente possui componentes como ORM, MVC e cache; e também inclui suporte para PHP 7.

Por que usar o Phalcon?

  • O Phalcon é fácil de instalar e adequado para criar aplicativos da web altamente configuráveis ​​que estão de acordo com as diretrizes de desenvolvimento empresarial.
  • Oferece recursos como maior velocidade de execução, autoloader universal, gerenciamento de ativos e segurança superior e armazenamento em cache.
  • Ao contrário de outros frameworks, Phalcon otimiza o desempenho devido à sua utilização eficiente de memória. Se você deseja criar um site extremamente rápido, experimente o Phalcon.

Informação adicional:

Git Star: 10,4k
Forks: 1,9k
Commits: 14.406
Empresas que usam: Urban sports clubProshoreOutsmartTiendup

FuelPHP

FuelPHP é um framework MVC (Model-View-Controller) que foi projetado desde o início para ter suporte total para HMVC como parte de sua arquitetura. Além disso, é um framework PHP flexível e extensível. Ele também adiciona uma classe voluntária conhecida como classe Presenter (anteriormente conhecida como ViewModel) entre as camadas Controller e View para manter a lógica necessária para a geração de views.

Além disso, é focado na segurança e aborda as questões usando uma série de recursos, que incluem filtragem de entrada e URI junto com codificação de saída.

Por que usar o Fuel PHP?

  • O FuelPHP ajuda os desenvolvedores a entregar soluções da web de ponta a ponta, com diversos tamanhos e complexidades.
  • Este framework PHP é apto para entregar soluções web ponta a ponta de diferentes tamanhos e complexidades.
  • Além disso, ele vem com recursos como implementação de HMVC, sistema de cache, sistema de roteamento de URL e proteção de vulnerabilidade.
  • Ele estende sua abordagem de segurança além das medidas de segurança comuns, tornando-se uma ótima opção se a segurança for crucial para seu projeto.

Informação adicional:

Git Star: 1,4 k
Forks: 288
Commits: 2095
Empresas que usam: SpookiesInventoryBase

Slim

Slim é um micro-framework e a ideia por trás do Slim é ser excelente para pequenas aplicações que não requerem os recursos de um framework full-stack. Este framework PHP é muito utilizado por desenvolvedores que visam desenvolver APIs e serviços RESTful.

A base de código do Slim é enxuta, pois não tem dependências de terceiros. Como resultado, é muito rápido. Além disso, Slim é particularmente adequado para construir pequenos aplicativos e APIs. Se você precisar de mais do framework, o Slim se integra com componentes próprios e de terceiros.

Por que usar Slim?

  • Fácil de aprender.
  • Ele oferece recursos avançados, como roteamento de URL, sessão e criptografia de cookie, cache HTTP do lado do cliente e suporte para mensagens “flash” em solicitações HTTP. Portanto, é o melhor framework de PHP para um pequeno aplicativo da web.
  • Além disso, a manutenção ativa e a documentação amigável tornam o Slim super amigável.

Informação adicional:

Git Star: 10,9k
Forks: 1,9k
Commits: 4159
Downloads: 15,4 milhões
Empresas que usam: CoderusflyeralarmWebbylabEvergreen

Lumen

Lumen é um micro-framework PHP desenvolvido pelo criador do Laravel e mantido por sua comunidade. É muito semelhante ao Laravel, então se você tiver experiência anterior com o Laravel, vai achar que é fácil e tranquilo. Esse framework PHP também é leve e de alto desempenho, tornando-o ideal para aplicativos modernos.

Além disso, ele pode ser usado para construir APIs para oferecer suporte a aplicativos de página única, microsserviços e outros serviços de back-end onde a baixa latência e o alto desempenho são importantes. O Lumen oferece uma função de roteamento rápido graças à biblioteca Fast Route. Esta biblioteca fornece uma implementação de roteamento baseada em expressões regulares.

Por que usar o Lumen?

  • Velocidade incrível.
  • Sintaxe simples.
  • Migração muito fácil do projeto para o framework Laravel completo.
  • Ele fornece um observador simples que permite salvar e ouvir eventos em nosso aplicativo.

Informação adicional:

Git Star: 7,1k
Forks: 941
Commits: 286
Downloads: 104M
Empresas que usam: EvergreenFixicoAutotrader

Conclusão

Portanto, neste artigo abrangente Qual framework PHP é o melhor para desenvolvimento da Web em 2021?, cobrimos os melhores e mais usados ​​frameworks PHP. Certificamo-nos de cobrir todos os detalhes principais. Embora o mundo da web mude constantemente, os dados também podem!!

Ainda assim, a importância de uma estrutura específica depende do suporte, atualizações, recursos e componentes da comunidade que eles oferecem. Portanto, é aconselhável acompanhar a tendência todos os anos. Nosso principal objetivo aqui é fornecer um guia detalhado que pode ajudá-lo a escolher o framework de PHP certa para seu próximo projeto.”

Publicado originalmente como “Which PHP Framework Is Best For Web Development In 2021?” em 2 de março de 2021. Traduzido e republicado com autorização do autor.

Carregando...

Você pode se interessar

Windows 11 vem aí?!
Artigos
79 visualizações
Artigos
79 visualizações

Windows 11 vem aí?!

Carlos L. A. da Silva - 15 de junho de 2021

Depois de mais de cinco anos, há claros sinais de que o Windows 10 será substituído por uma próxima versão do sistema operacional da Microsoft.

As “gambiarras” que os desenvolvedores de jogos utilizam
Artigos
227 visualizações
Artigos
227 visualizações

As “gambiarras” que os desenvolvedores de jogos utilizam

Carlos L. A. da Silva - 6 de junho de 2021

Não seja tão duro com você mesmo! O caminho da programação está lotado de "gambiarras" e até jogos conhecidos apelam para alguns truques.

Adeus a Mandic, um dos “pais” da internet brasileira
Artigos
443 visualizações
Artigos
443 visualizações

Adeus a Mandic, um dos “pais” da internet brasileira

Carlos L. A. da Silva - 18 de maio de 2021

Aleksandar Mandic partiu em 6 de maio, mas seu legado seguirá conosco.

Mais publicações

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?
Artigos
559 visualizações
559 visualizações

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?

Carlos L. A. da Silva - 5 de maio de 2021
Como planejar e construir um projeto de programação
Artigos
798 visualizações
798 visualizações

Como planejar e construir um projeto de programação

Carlos L. A. da Silva - 19 de abril de 2021
A tecnologia por trás do deep fake de Deep Nostalgia
Artigos
863 visualizações
863 visualizações

A tecnologia por trás do deep fake de Deep Nostalgia

Carlos L. A. da Silva - 22 de março de 2021