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10 Alternativas ao Google Adsense

Nem só de AdSense vive a publicidade na Internet, ainda que a rede do Google seja a líder no setor. Existem boas opções no mercado, uma delas do próprio Google, e vale a pena procurar saber um pouco mais sobre o que elas tem a oferecer ao seu site.

Nem todas estas alternativas operam com sites com conteúdo local ou oferecem os mesmos valores de CPM para visitantes oriundos do Brasil. Mas, para quem opera sites com conteúdo em inglês e/ou focado no público global, a lista a seguir é um bom caminho para escolher uma rede de anunciantes:

1. Google Ad Exchange

doubleclick

Esta é a outra rede de publicidade do Google, ainda maior (e mais exclusiva) do que o AdSense.

Através dela você terá acesso acesso a maior seleção de anunciantes do mundo pagando o mais alto CPM. Pode-se dizer que é a versão Premium do AdSense, um mercado em tempo real que se integra facilmente com o serviço DoubleClick for Publishers do Google.

O Ad Exchange é uma plataforma que conecta anunciantes, geradores de conteúdo e redes que oferecem maior flexibilidade para os geradores de conteúdo especificarem seus valores e a escala em que seus inventários serão preenchidos. Se uma posição não puder ser vendida no valor que você especificou, será leiloada e o anúncio de maior valor será servido.

Google Ad Exchange tem 80% de compartilhamento de faturamento para o publisher.

2. Burst Media

burst

Uma das mais antigas redes de publicidade, fundada em 1995, a Burst Media teve bastante tempo para ajustar sua plataforma.

Geradores de conteúdo não estão presos a um contrato de exclusividade, podendo combinar suas campanhas. Também é possível filtrar anúncios, bloqueando material indesejado, através de uma área de administração bastante intuitiva.

A rede exige que sites participantes tenham um mínimo de 25.000 pageviews ou 5.000 visitantes únicos por mês. Os pagamentos são mensais, por transferência eletrônica. Conteúdo em inglês é obrigatório, ainda que o país de origem não seja relevante.

O Burst Media tem 50% de compartilhamento de faturamento para o publisher, em regime de não-exclusividade, podendo subir para 55% se for a única rede utilizada no site (sobe novamente para 60%, depois de três anos). Todos os novos participantes começam no regime não-exclusivo.

3. TribalFusion / Exponential

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Um dos maiores titãs da indústria de publicidade. Apesar da interface confusa e pouco amigável, oferece alguns dos maiores anunciantes de qualidade no mercado, CPM elevado e uma boa taxa de preenchimento de inventário

Entretanto, aceita apenas sites participantes com pelo menos 500.000 visitantes únicos por mês. Pequenos geradores de conteúdo são descartados de imediato. Curiosamente, o idioma não conta como fator de seleção para a rede.

A interface permite que você filtre anunciantes e categorias de anúncio de acordo com sua preferência, mas configurar anúncios-padrão é mais complicado do que precisaria ser para uma rede deste porte.

O Tribal Fusion/Exponential tem 55% de compartilhamento de faturamento para o publisher.

4. OpenX

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Sua habilidade de preencher 100% do inventário dos sites participantes em quase todos os países é uma das grandes vantagens desta rede, ainda mais com taxas altas de CPM.

De acordo com analistas, apesar de ainda não ter nome no mercado, OpenX apresenta a segunda melhor performance de uma rede de anunciantes, atrás apenas do Google. Seu funcionamento é similar ao do Ad Exchange, com leilão de posições.

Não há limite mínimo de impressões ou visitantes únicos ou restrição de idioma. A lista de clientes que utilizam as soluções do OpenX inclui Imgur, Forbes, Samsung, Wikia, Accenture e outros.

5. Specific Media

specific-media

Embora essa rede possa preencher 100% do seu inventário, ela está restrita a impressões geradas a partir dos Estados Unidos. Certifique-se também que sua audiência está focada no desktop, uma vez que ela também não contabiliza visitantes de dispositivos móveis.

Apesar das restrições, o forte da Specific Media, como o próprio nome diz, é a segmentação. Fundada em 199, a rede hoje é capaz de entregar anúncios específicos para uma audiência customizada, com relatórios de resultados bastante abrangentes.

A Speific Media é a atual proprietária (em conjunto com o cantor e ator Justin Timberlake) da rede social e de conteúdo MySpace, tendo fechado o negócio em 2011 por 35 milhões de dólares.

6. Crave

crave

Se o seu público é predominantemente masculino, Crave é a rede de publicidade focada no seu site. Mas ser aceito na rede leva tempo e exige uma série de demandas:

  1. Seu site precisa ter um mínimo de 100 mil visitantes únicos ao mês e um milhão de pageviews.
  2. Pelo menos dois espaços publicitários acima da rolagem (above the fold).
  3. Possibilidade de implementar anúncios customizados, como interstitials, reskins, vídeos em banners etc.
  4. Conteúdo voltado para faixa demográfica masculina e atualizado constantemente.
  5. Crave precisa ser a única rede de publicidade operando no domínio.

Entre seus clientes estão empresas de grande porte como Activision, Chevrolet, Harley Davidson, Energizer, Sony, Netflix e outros.

7. Media.net

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Esta rede é parceira do Yahoo! Bing Network e consegue monetizar todas as faixas geográficas com até 100% de preenchimento. Eles funcionam somente com anúncios de texto, então é melhor escolher a combinação de cores de melhor performance para seu layout e teste variações para maximizar o CTR.

Uma das grandes vantagens da Media.net é sua capacidade de oferecer tamanhos de anúncio não-convencionais, que se encaixam em qualquer necessidade. Através da interface de usuário, é possível customizar e criar posicionamentos.

Ocupando o segundo lugar no segmento de anúncios contextuais, a Media.net também não exige um limite mínimo de impressões ou visitantes únicos para sites participantes.

8. Sonobi Media

sonobi

Fundada em 2011, Sonobi é uma das mais jovens redes de publicidade e já é uma boa alternativa. Capaz de preencher até 100% em todos os países, essa rede vale um teste para seu site.

Recentemente, lançaram uma nova versão de sua interface de usuário que melhorou sensivelmente sua capacidade gerenciar e customizar anúncios de acordo com sua necessidade.

A Sonobi também não exige um limite mínimo de impressões ou visitantes únicos para sites participantes.

9. Conversant (antiga ValueClick)

conversant

Valueclick era uma das mais fortes e tradicionais redes de publicidade no mercado. Recentemente, foi adquirida pela Conversant, mas a qualidade continua igual.

Entretanto, a rede possui suas limitações: uma delas é que está limitada a sites com conteúdo em inglês, independente da localidade. Seu site também precisa ter um mínimo de 3000 visitantes únicos ao mês para ser aceito na rede.

Valueclick raramente consegue preencher 100% do inventário, mas a customização de alternativas é fácil através da própria interface.

10. Afilio

afilio

Afilio é  líder em performance digital no Brasil, com  mais de 6 anos de atuação no mercado nacional e internacional e  com experiência e conhecimento no comportamento do consumidor e mercado online. Com diferentes tipos de campanha, é possível escolher entre banners, links de texto, vitrine em XML e marketing de e-mail.

Embora o foco da rede seja o sistema de afiliados e premiação por CPA ou CPL, há diversas campanhas que rodam em CPM ou CPC. Por ser a principal rede, o Afilio reúne os principais anunciantes do mercado brasileiro e pode ser a melhor solução para substituir o Google AdSense em sites nacionais, dependendo do nicho abrangido.

Não há limite mínimo de visualizações ou visitantes únicos para seu site ser aceito na rede.