Categorias

Ativando o controle dos pais no iPad e no iPhone (iOS 8.3)

Se você tem filhos, é muito provável que eles fiquem à todo momento pedindo para utilizar seu tablet ou smartphone iOS (isso se o equipamento já não estiver em posse deles). O iPad e o iPhone são dois gadgets extremamente desejados pela garotada, e as telas de toque fazem com que games e aplicativos diversos se tornem ainda mais atraentes.

Um dos grandes problemas com o qual pais, tios, avós e parentes em geral devem se preocupar, entretanto, é o acesso (indevido) a conteúdo e recursos impróprios. Sites inadequados, jogos voltados a outras faixas etárias, e assim por diante. Até mesmo as compras na App Store (dentro de aplicativos, por exemplo) podem representar uma dor de cabeça.

Control

Felizmente, o iPad e o iPhone contam com o recurso de controle parental. Através dele é possível impor restrições a aplicativos e recursos do tablet ou do smartphone, para maior segurança.

Confira abaixo como ativar as restrições (no iOS 8.3):

1) Acesse “Ajustes” ==> “Geral” ==> “Restrições”;

iPad - iPhone - Restrições - Controle parental

2) Em “Restrições”, toque em “Ativar Restrições”. Neste momento, será exibida uma tela solicitando a informação de uma senha com quatro dígitos. Digite-a e confirme-a (conforme solicitado):

iPad - iPhone - Restrições - Controle parental

3) Lembre-se de que a senha escolhida será solicitada sempre que for necessário realizar alterações nas opções de controle dos pais (quando você estiver usando, por exemplo).

Após a definição da senha, conforme acima, uma listagem com aplicativos e recursos que podem ser bloqueados é exibida (Safari, Câmera, iTunes Store, instalação de aplicativos, etc). Basta tocar no controle ao lado de cada um dos itens para habilitá-los ou não:

iPad - iPhone - Restrições - Controle parental

4) Ainda na tela “Restrições”, observe as seções “Conteúdo permitido”, “Privacidade”, “Permitir alterações” e “Game center”. Através delas você pode definir opções de controle adicionais e extremamente úteis. É possível, por exemplo, bloquear a exibição de música e podcasts que tenham conteúdo explicito, liberar a exibição de filmes apenas para determinada faixa etária (marcando, por exemplo, cada opção individualmente), bloquear o acesso a sites com conteúdo adulto, impedir as compras dentro de aplicativos (IAPs – In App Purchases), e assim por diante.

Também é possível configurar o acesso aos serviços de localização, inclusive com a definição de ajustes individuais para cada aplicativo:

iPad - iPhone - Restrições - Controle parental

5) Não se esqueça de que o controle parental pode ser desativado à qualquer momento. Para tanto, basta clicar novamente no ícone “Ajustes” na tela principal e então acessar “Geral” ==> “Restrições”. Neste momento, a senha será solicitada novamente. Informe-a e então toque em “Desativar Restrições”, na próxima tela (a senha será solicitada mais uma vez antes da desativação).

Agora você já pode liberar seu dispositivo iOS para as crianças sem problemas, valendo também a pena lembrar que as restrições podem ser perfeitamente utilizadas em outras situações, em situações onde você deseja restringir os acessos nos equipamentos, por quaisquer motivos que sejam.