0 Compartilhamentos 148 Views

Como criar um grupo no Facebook

29 de dezembro de 2014

O Facebook permite que você converse e compartilhe vários tipos de conteúdos com amigos e familiares (ou até mesmo com desconhecidos, tudo depende). A rede social permite o contato e a interação entre pessoas que se encontram distantes uma das outras, de forma extremamente simples e descomplicada.

Porém, você pode sentir falta de algo mais. De um pouco mais de “privacidade”, quem sabe, para trocar ideias e discutir assuntos diversos com um grupo menor. O velho Orkut possuía as famosas comunidades, e os usuários criavam comunidades com diversas finalidades: comunidades a respeito de livros, de música, de autores e cantores favoritos, de assuntos os mais diversos. Enfim, era possível criar qualquer tipo de comunidade, com qualquer finalidade.

O Facebook não conta com “comunidades”, mas permite que criemos “grupos”, que funcionam de maneira bem similar. Grupos podem ser abertos ou não. Secretos ou não. Nestes, os assuntos discutidos, as fotos e os vídeos compartilhados, bem como as próprias conversas, podem permanecer restritos apenas a seus membros.

Facebook

Criar um grupo no Facebook, aliás, é uma tarefa bastante simples, acessível a qualquer usuário.

Criando um grupo no Facebook

Siga os passos abaixo e dentro de pouquíssimo tempo o seu grupo estará funcionando e apto a receber membros e discussões:

1) Faça login no Facebook. Em seguida, no canto esquerdo, dentro do menu “Grupos”, localize o link “Criar grupo” e clique nele:

Faceook - Criar Crupos

2) Neste momento, será aberta uma janela popup na qual você deverá informar o seguinte:

  • Nome do grupo: o próprio nome do campo já diz tudo – dê um nome ao seu grupo;
  • Membros: é preciso informar o nome de pelo menos um amigo, para iniciar o grupo;

Mais abaixo, você deve definir o nível de privacidade do seu grupo:

  • Público: criando um grupo “público” você permitirá que qualquer pessoa o visualize (usuários da rede social poderão inclusive visualizar os membros que dele fazem parte). Além disso, todas as postagens poderão ser vistas por qualquer usuário do Facebook, seja ele membro do grupo ou não;
  • Fechado: ao criar um grupo “fechado”, você tornará suas postagens também “fechadas”, ou seja, apenas membros poderão visualizá-las. Porém, o grupo pode ser encontrado por outros usuários do Facebook, os quais também conseguirão visualizar a lista de quem dele faz parte. Mas não se preocupe, apenas os membros poderão ler, postar e visualizar as postagens deste grupo;
  • Secreto: similar ao grupo “fechado”, com a diferença de que tudo será secreto, “escondido”, ou seja, apenas membros do grupo conseguirão visualizá-lo, acessá-lo, etc. Usuários do Facebook que não sejam membros de tal grupo não conseguirão sequer encontrá-lo;

Facebook - Criar Crupos

3) Clique no botão “Criar”, após definir a “privacidade” do seu grupo, e na próxima tela, escolha um ícone. Para finalizar, clique em “Ok”:

Facebook - Criar Crupos

4) A seguir, você será redirecionado para a tela de personalização do seu grupo. Digite uma descrição, escolha a foto de capa, clique em “Membros” para visualizar a lista de membros atual e também convidar novas pessoas, etc:

Facebook - Criar Crupos

5) Observe que a partir de agora o seu novo grupo pode ser acessado através do menu “Grupos”, no lado esquerdo da página. E para gerenciar seus grupos, você deve clicar no botão “Gerenciar seus grupos”, mais abaixo;

6) As configurações de seu grupo podem também ser alteradas a qualquer momento. Para isto, clique em “Gerenciar seus grupos”. Na próxima tela, localize seu grupo, clique no botão da “engrenagem”, ao lado da opção “Adicionar aos favoritos”, e logo em seguida clique em “Editar configurações do grupo”:

Facebook - Criar Crupos

7) Logo em seguida você poderá, então, alterar o nível de privacidade do grupo (se ele for fechado, por exemplo, você poderá abri-lo), poderá também alterar/inserir a descrição do grupo, etc. Também é possível, nesta tela, escolher palavras-chave que melhor definam o grupo e definir se novos membros podem ser aprovados por qualquer membro, ou se é necessária a aprovação de um administrador.

Você também pode, aqui, determinar se apenas administradores podem postar no grupo, ou se a publicação está aberta a membros normais, o que é recomendável, claro.

Convidando pessoas para seu grupo no Facebook

Para convidar novos membros para seu grupo, acesse a página do mesmo, clicando em seu nome (à esquerda). Localize o campo “Adicionar pessoas ao grupo”, à direita, comece a digitar o(s) nome(s), aguarde que o sistema localize os usuários e então clique sobre o nome de cada pessoa, marcado em azul. A(s) pessoa(s) será(ão), então, automaticamente adicionada(s) ao grupo.

Finalizando

Como você viu, criar e gerenciar um grupo no Facebook é bastante simples. E não deixe também de dar uma lida em nossos outros tutoriais relacionados ao Facebook:

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (07/12)
Notícias
17 visualizações
Notícias
17 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (07/12)

Carlos L. A. da Silva - 7 de dezembro de 2018

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Entenda o formato de imagem WebP
Artigos
12 visualizações
Artigos
12 visualizações

Entenda o formato de imagem WebP

Carlos L. A. da Silva - 6 de dezembro de 2018

Formato de imagem criado pelo Google promete entregar imagens mais leves sem perda visível de qualidade.

Descomplicando Branches no Git usando VS Code // Mão no Código #6
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,811 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,811 visualizações

Descomplicando Branches no Git usando VS Code // Mão no Código #6

Thais Cardoso de Mello - 6 de dezembro de 2018

Veja de uma forma prática, como desenvolver ao mesmo tempo várias features e levá-las até a branch master.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

NoSQL // Dicionário do Programador
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,816 visualizações
1,655 compartilhamentos6,816 visualizações

NoSQL // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 3 de dezembro de 2018
Orgulho polonês: a história da desenvolvedora CD Projekt RED
Artigos
16 visualizações
16 visualizações

Orgulho polonês: a história da desenvolvedora CD Projekt RED

Carlos L. A. da Silva - 3 de dezembro de 2018
Promoções de Jogos do Final de Semana (30/11)
Notícias
17 visualizações
17 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (30/11)

Carlos L. A. da Silva - 30 de novembro de 2018