Categorias

Como desativar aplicativos desnecessários no Windows 10

O Windows 10 trouxe consigo uma vasta coleção de aplicativos para a plataforma. Entretanto, querendo ou não, a Microsoft mantém diversos deles rodando paralelamente com o sistema operacional e isso consome recursos que você poderia utilizar para outras atividades. Afinal, você não precisa de tudo que o Windows 10 acha que você irá precisar.

Desativar esses aplicativos desnecessários não irá aumentar significativamente sua performance. Não espere milagres, mas, ainda assim, são recursos que podem ser considerados ociosos. Também é necessário cautela: desativar todos os aplicativos pode ter o efeito inverso, gerando instabilidade e perda de produtividade quando você realmente precisar deles.

Embora aqui no Código Fonte já tenhamos explicado como remover (e reinstalar) esses aplicativos, esse procedimento além de drástico é como varrer a areia da praia: a cada atualização do Windows 10, o sistema operacional insistirá em reinstalá-los outra vez. A nossa dica agora é desativar processos em segundo plano desses aplicativos, mantendo-os no sistema, mas sem consumir memória ou processamento.

O primeiro passo é visualizar os processos de aplicativos que estão sendo executados no Windows 10:

  1. Abra o painel de Configurações do sistema;
  2. Navegue até Privacidade;
  3. Na barra lateral, vá até a opção Aplicativos em segundo plano;
  4. Você verá uma lista de todos os aplicativos com processos que podem rodar simultaneamente com seus outros programas:

  5. Selecione as aplicações que você tem certeza que não utiliza com frequência e desative sua execução em segundo plano, na opção ao lado de cada uma delas na lista.
  6. Feche a janela, não há necessidade de confirmação das alterações.