A pressão de participar constantemente das redes sociais pode ser sufocante para muitas pessoas, principalmente em um momento de polarização ideológica, fake news vicejando sem controle e uma pandemia lá fora. Com as eleições municipais se aproximando, o Facebook tem tudo para se tornar um ambiente desconfortável para seus usuários.
O que fazer? Sair do Facebook, é claro. A própria rede social possui mecanismos para quem deseja se afastar mas, ao mesmo tempo, não quer romper relações de vez com seu ecossistema. Por causa disso, é possível desativar temporariamente sua conta.
É necessário acessar o menu de opções do Facebook e navegar por Configurações e Privacidade | Configurações. No menu lateral, escolha a opção Suas informações no Facebook.
Na tela seguinte, vá para a área Desativação e exclusão.
Muita calma nessa hora. Existem duas opções disponíveis: Desativar conta e Excluir conta permanentemente. Nosso objetivo aqui é “dar um tempo” de Facebook, não apagá-lo para sempre, então escolha Desativar conta (que está marcada como padrão).
Será necessário confirmar sua identidade de acordo com as instruções apresentadas.
Uma vez desativada sua conta:
- Ninguém mais pode ver seu perfil.
- Algumas informações, como mensagens enviadas a amigos, ainda podem ficar visíveis.
- É possível que seus amigos continuem vendo seu nome na lista de amigos deles. Ele fica visível apenas para seus amigos e somente na lista de amigos deles.
- É possível que os administradores de grupos continuem vendo suas publicações e comentários, além do seu nome.
Você pode reativar sua conta a qualquer momento, desde que se autentique novamente na plataforma. Será necessário ter acesso ao endereço de email ou número de telefone associados à autenticação de dois fatores.