Categorias

Como descobrir se sua senha foi vazada usando o Google

Por mais que nós usuários tomemos todos os cuidados na criação, uso e proteção de nossas senhas, sites e serviços nem sempre tomam os mesmos cuidados ou sucumbem aos ataques de cibercriminosos mais sofisticados. O resultado são os infames vazamentos de credenciais, um evento praticamente trimestral na internet.

Até recentemente, o usuário preocupado podia consultar catálogos independentes na web para verificar se seu endereço de email (e consequentemente a senha associada a ele) estava contido em algum vazamento. O site Have I Been Pwned? é um dos serviços mais antigos e confiáveis nesse sentido.

Entretanto, o Google, que já havia implementado um gerenciador de senhas embutido para Chrome e Android, resolveu adicionar ao seu serviço um recurso de verificação de vazamentos. O gerenciador de senhas do Google serve para sincronizar as senhas do usuário entre dispositivos conectados pela mesma conta Google, prometendo segurança e encriptação no processo, além da comodidade. Agora, existe essa funcionalidade adicional, que torna a solução ainda mais prática.

Para acessar esse serviço, é preciso estar logado em sua conta Google e acessar a página do Gerenciador de senhas. A opção de Check-up de senha é a primeira que aparece no topo da tela e permite fazer a verificação das senhas armazenadas.

Será necessário confirmar sua identidade, antes de iniciar o processo. Além de verificar vazamentos, o Google também irá avaliar o nível de segurança de suas senhas e até mesmo apontar um erro muito comum do usuário: a reutilização de senhas em locais diferentes.

O resultado pode surpreender você:

Felizmente, o Google oferece um link direto para o site afetado, onde o usuário poderá fazer a mudança de senha, de acordo com o sistema de cada site.

É importante lembrar que o serviço oferecido pelo Google está relacionado tão somente às senhas e contas armazenados através do navegador Chrome ou dispositivos Android. Contas de outros dispositivos ou senhas guardadas por outros navegadores ou não-relacionadas com a web não são verificadas.