Categorias

Como escolher um tema gratuito para WordPress

Sua empresa, sua lojinha, seu site pessoal ou seu blog estão prestes a entrar em produção. Finalmente, sobrou um dinheirinho para investir, a hospedagem já está garantida, o WordPress já foi definido como sua plataforma, enfim, chegou a hora. Mas como fica a parte visual?

Se a grana está curta, investir em um webdesigner pode ser complicado. Produzir um tema exclusivo para seu site demanda tempo e talento. Em contrapartida, há tantos temas gratuitos por aí… basta escolher um que agrade e começar a trabalhar, certo? Não exatamente.

De graça, sempre é bom, existem literalmente milhares, talvez milhões, de opções disponíveis na internet, mas é preciso tomar cuidado com as armadilhas no caminho para que essa economia não acabe saindo muito caro depois.

Desvantagens dos temas gratuitos para WordPress

Primeiro, é preciso entender que há desvantagens no uso de um tema gratuito para WordPress:

  1. Eles não são únicos: pode haver inúmeros sites com exatamente o mesmo visual que o seu, principalmente se o tema for muito popular.
  2. Eles costumam não ter o mesmo nível de código-fonte que uma solução paga: isso abre portas para problemas de performance, SEO, localização e até segurança.
  3. Funcionalidades podem estar faltando: se você deseja um site mais complexo, pode não encontrar o que deseja com um tema grátis.
  4. Falta de suporte oficial: se você não está pagando, não tem ninguém recebendo para te ajudar.
  5. Falta de atualizações: WordPress é uma plataforma em constante evolução e mudanças podem provocar a quebra de temas mais antigos e seus criadores não estão recebendo nada para mantê-los atualizados.
  6. Código malicioso: embora esse problema seja muito mais raro, é uma ameaça real que pode existir e comprometer toda a segurança do seu site.

Onde baixar temas gratuitos para WordPress e cuidados com a segurança

Nossa recomendação é que você sempre baixe seus temas de sites confiáveis. Isso implica um nível mínimo de suporte oferecido pela própria comunidade de desenvolvedores e um nível mínimo de confiabilidade em relação à qualidade do código e sua segurança. Você pode encontrar temas gratuitos para WordPress no próprio WordPress Theme Repository: esse é o site oficial da plataforma, com sua seleção de temas escolhidos através de uma avaliação da própria equipe do WordPress.

Essa é a maior biblioteca gratuita disponível na internet, com suporte a busca por palavras-chaves e outros recursos para facilitar encontrar o que você precisa. Entretanto, alguns sites que comercializam temas Premium também costumam oferecer opções gratuitas para atrair consumidores e podem ser uma fonte para visuais pouco procurados por outros sites.

Pesquisar no Google “Free Themes” é uma estratégia perigosa, uma vez que você pode acabar em um site de má reputação, com conteúdo sem qualquer curadoria com o único intuito de caçar cliques. Além disso, há opções de temas “Freemium” que embutem publicidade ou links obrigatórios de rodapé ou cabeçalho para seus desenvolvedores, o que pode prejudicar a imagem geral que você deseja passar de seu negócio.

Se, ainda assim, você escolher baixar um tema de um site alternativo, é extremamente recomendável verificar a segurança do código usando plugins para WordPress como o Theme Authenticity Checker (TAC) ou o Sucuri Security – SiteCheck Malware Scanner.

O que procurar em um tema gratuito para WordPress?

Para não ter surpresas desagradáveis lá na frente, é importante também se atentar para outros detalhes além da segurança ou estabilidade do código, como:

  • Quais são as funcionalidades que seu site precisa? Tente também pensar mais à frente, avaliando os recursos que serão necessários  no futuro, para não precisar trocar de tema a médio prazo.
  • O tema é fácil de customizar ou está engessado? Se você olhou para o tema e acreditou que “ele é perfeito desde que mude isso ou aquilo”, tenha certeza de que isso ou aquilo pode ser modificado com facilidade.
  • Preste atenção no gênero do site! Temas visuais atendem a necessidades e públicos diferentes. Um template para o portfólio de um fotógrafo certamente não irá servir para uma pet shop, um tema para blog para uma audiência teen não se adapta para um ambiente corporativo.
  • O tema é antigo? Se temas gratuitos não costumam ter suporte ou atualizações, um tema muito antigo pode se tornar obsoleto ou incompatível com as mudanças do WordPress antes do que você imagina.
  • O tema é novo demais? Em contrapartida, um tema recentemente lançado ainda pode conter bugs que seu criador irá corrigir nas próximas semanas.

Prestando atenção a todos esses fatores, é possível ter uma experiência positiva e econômica utilizando temas gratuitos para WordPress.