0 Compartilhamentos 2711 Views 5 Comments

Como fazer backup de todos os drivers no Windows através do prompt de comando

18 de janeiro de 2017

Drivers são importantíssimos. Eles são responsáveis pela comunicação entre o sistema operacional (entre o Windows, por exemplo) e o hardware. Eles são necessários para que nossos periféricos funcionem corretamente, para que eles se comuniquem com o OS.

Webcams, impressoras, placas de vídeo, scanners, etc. Diversos equipamentos precisam de drivers específicos para funcionar, e embora os sistemas operacionais mais atuais contem com muitos deles já “embutidos”, sempre acontece de determinado dispositivo exigir um driver diferente e não “coberto” (aquela novíssima GPU da Nvidia, por exemplo).

Quando é necessário instalar algum driver para algum novo periférico, por exemplo, você geralmente recorre a CDs, DVDs e pendrives fornecidos pelo fabricante. Ou então, você (quase) sempre pode recorrer aos sites dos produtos, baixando daí os arquivos necessários.

Mas, e se fosse possível realizar um backup de todos os drivers instalados no seu computador, armazenando-os então em alguma pasta/local seguro, de maneira tal que fosse possível reinstalá-los facilmente no futuro (após hipotéticas e possíveis formatações do PC, por exemplo)?

Pois saiba que isto é possível. Existem, obviamente, vários métodos disponíveis para tal tarefa, mas vamos aqui nos focar em um deles, o qual consiste na utilização de um comando no prompt do DOS.

Estamos falando do comando/utilitário DISM ( “Ferramenta de Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação”), disponível no Windows 7, no Windows 8 e também no Windows 10.

Vamos lá:

Fazendo backup dos drivers

1) Antes de qualquer coisa, é necessário abrir o prompt de comando do Windows (cmd.exe) com privilégios de administrador. Para isto, clique no botão “Iniciar”, digite “cmd” (sem aspas), clique no atalho exibido (Prompt de Comando) com o botão direito do mouse e utilize a opção “Executar como administrador”. Confirme, na janela seguinte, e o prompt de comando será então aberto.

Obs: alternativamente, utilize a caixa de diálogo executar (Win + R), digite “cmd” a seguir (sem aspas) e tecle <ENTER>.

2) Utilize, agora, o seguinte comando:

dism /online /export-driver /destination:C:\diretorio

Por exemplo:

dism /online /export-driver /destination:C:\backup_dos_drivers

Obs: observe que no exemplo acima, o backup dos drivers será realizado no disco local “C:\”, na pasta “backup_dos_drivers”. Altere conforme suas necessidades.

Observe que você deve especificar o caminho completo para a exportação dos drivers, incluindo pastas e subpastas, se for o caso. Você pode utilizar qualquer drive conectado ao seu computador, vale lembrar.

É possível especificar o caminho para um HD externo, também, bem como para um pendrive ou para outra máquina em sua rede. Apenas lembre-se de realizar as devidas alterações na letra do drive e no(s) nome(s) da(s) pasta(s).

Você pode também, obviamente, criar uma nova pasta apenas para a exportação dos drivers: isto fica a seu critério.

Após a digitação do comando, uma tela semelhante à abaixo será então exibida. Aguarde a finalização do procedimento de exportação:

Windows - Backup de drivers - Comando Dism

O comando DISM criará diversas pastas dentro do local especificado, cada uma dela contendo os respectivos arquivos relacionados aos drivers. Guarde tal backup com cuidado.

Restaurando o backup dos drivers

Para restaurar o backup realizado através do comando/método acima (após uma formatação, por exemplo), você pode acessar diretamente o Gerenciador de Dispositivos do Windows e solicitar à partir dali a instalação/atualização do driver em questão, especificando, obviamente, o caminho/local correto (veja acima – passo 1).

Há, entretanto, um modo mais fácil, que realiza a restauração de uma vez só, para todos os drivers, de forma muito mais rápida e prática. Vamos, novamente, utilizar o comando DISM.

Antes de iniciar, certifique-se de que tudo está OK no tocante ao caminho/diretório. Certifique-se de que o pendrive ou HD externo esteja plugado, por exemplo, caso tenha utilizado algum dispositivo semelhante. Certifique-se de ter a pasta com os drivers acessível, pois teremos de indicar o caminho para ela no comando abaixo:

dism /online /Add-Driver /Driver:C:\diretorio /Recurse

Por exemplo:

dism /online /Add-Driver /Driver:C:\backup_dos_drivers /Recurse

Obs: o comando acima também deve ser digitado em um prompt de comando aberto com privilégios de administrador (veja acima).

Obs 2: observe que no exemplo acima, estamos solicitando a instalação à partir de um backup de drivers feito previamente, o qual está localizado na pasta “backup_dos_drivers”, dentro do drive C:\. Você também pode alterar o drive e o caminho conforme suas necessidades.

Carregando...

Você pode se interessar

Influenciadores digitais que não existem
Artigos
7 visualizações
Artigos
7 visualizações

Influenciadores digitais que não existem

Carlos L. A. da Silva - 2 de dezembro de 2021

Na era da pós-verdade, influenciadores que não são reais estão ganhando espaço para uma multidão que quer ser influenciada

Pais criam aplicativo de código aberto melhor que o da escola, mas a polícia é acionada
Artigos
172 visualizações
Artigos
172 visualizações

Pais criam aplicativo de código aberto melhor que o da escola, mas a polícia é acionada

Carlos L. A. da Silva - 23 de novembro de 2021

Aplicativo oficial do sistema educacional da capital Suécia era ruim demais, mas a lei é a lei...

10 recursos HTML5 úteis que você pode não estar usando
Artigos
427 visualizações
Artigos
427 visualizações

10 recursos HTML5 úteis que você pode não estar usando

Carlos L. A. da Silva - 6 de novembro de 2021

O HyperText Markup Language nos acompanha desde os primórdios da web. É o seu tijolo mais básico. Podem surgir novas tecnologias, plugins, frameworks, conteúdo rico, mas o bom e velho HTML continua sendo a base de tudo e aprender seus mais profundos nuances é fundamental para os desenvolvedores. O HTML5 é a implementação atual da […]

5 Responses

  1. Obrigado pela dica
    E no caso de trocar o Windows vai funcionar tmbm?
    Por exemplo tenho o Win 7 e faço e o backup dos drivers e formato o pc instalando o Win 8, vou poder restaurar os mesmos drivers?

    Resposta
  2. No Windows 7 – versão Home Premium o comando acima não funciona.
    Ele desconhece a opção:

    /export-driver.

    A opção /Add-driver também não aparece quando digito:

    DISM.exe /?

    Resposta

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

O Metaverso está vindo?
Artigos
491 visualizações
491 visualizações

O Metaverso está vindo?

Carlos L. A. da Silva - 1 de novembro de 2021
Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora
Artigos
598 visualizações
598 visualizações

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora

Carlos L. A. da Silva - 19 de outubro de 2021
Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
897 visualizações
897 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021