Categorias

Como gerenciar o monitoramento que o Facebook faz de você quando está fora do Facebook

O Facebook coleta um grande volume de informações sobre você a todo momento. Entretanto, essa coleta não acontece somente dentro da própria rede social. Seu perfil permanece enviando dados mesmo quando você está navegando por sites que não pertencem à mesma empresa.

Esses dados são chamados de Atividades fora do Facebook e incluem informações que são compartilhadas com a rede social através de sites de terceiros. Isso pode incluir desde simples visitações até mesmo pesquisas e conteúdo de carrinho de compra. Esses dados são identificados e agregados a seu perfil e alimentam os mecanismos de customização de publicidade operados pelo Facebook.

Embora o Facebook afirme exigir que as empresas e organizações avisem as pessoas antes de usar suas ferramentas de negócios, pode acontecer que essa norma não seja cumprida. Também é possível que o usuário não compreenda plenamente o que está sendo compartilhado ou mesmo que exista esse compartilhamento fora do Facebook.

Uma visita ao painel de gerenciamento de Atividades fora do Facebook (através do link no menu lateral da ferramenta) pode revelar sites e serviços que você não lembra ou desconhece, compartilhando atividades com a rede social.

Cada serviço ou site pode ser clicado individualmente para visualizar mais detalhes sobre a atividade que foi compartilhada com o Facebook. A partir dessa tela, é possível visitar o site responsável pela entrada e até  bloquear o registro de atividades futuras naquele caso específico.

É importante perceber, entretanto, que o próprio Facebook alerta que nem toda atividade fora da rede social pode aparecer nesse relatório: “nós recebemos mais detalhes e atividades do que aparece aqui. Por questões técnicas e de precisão, essa lista não mostra toda a atividade que recebemos”.

Para quem se preocupa com questões de privacidade, é possível remover dos registros todo o histórico de atividades fora do Facebook, com a opção Desconectar histórico. Porém, novamente, o próprio Facebook informa que “em casos raros, podemos continuar a armazenar sua atividade por questões de segurança” e “continuaremos a receber sua atividade das empresas e organizações que você visitar no futuro”.