Categorias

Como postar automaticamente no Twitter os vídeos publicados no YouTube

Sem fornecer explicações concretas, o YouTube removeu o recurso de compartilhamento automático de vídeos no Twitter e no Google+ a partir de 31 de Janeiro. O objetivo seria incentivar o uso de ferramentas e mecanismos mais rebuscados dessas redes sociais que só seriam possíveis através da publicação manual.

Com o fim anunciado do Google+, apenas o Twitter foi concretamente afetado pela mudança que pegou vários YouTubers desprevenidos. Entretanto, é bem fácil voltar a ter acesso ao mesmo sistema de automação.

Para voltar a realizar postagens automáticas no Twitter sempre que seu canal publicar vídeos novos, é necessário utilizar os serviços do IFTTT, a plataforma de automação que integra inúmeras redes sociais e web services no mesmo lugar.

Se você já tem uma conta ativa no IFTTT, o processo é muito rápido. Caso contrário, crie uma conta: é gratuito e extremamente prático para essa e outras funcionalidades. O IFTTT permite que você crie suas próprias “receitas” e condições, onde, se algo acontecer em uma rede social, algo deverá acontecer em outra rede social.

Para facilitar o processo, certifique-se de já estar logado nas contas de Twitter e YouTube que serão integradas. O IFTTT irá abrir janelas para autorizar a integração entre seu sistema e essas plataformas durante a criação de seu agendamento.

Dentro do IFTTT, vá para a área de criação. Você irá montar uma receita que publicará uma mensagem no Twitter sempre que um vídeo público for postado em seu canal no YouTube.

Primeiro, clique na condição this:

Selecione o YouTube na lista de serviços disponíveis e escolha o gatilho New public video uploaded by you.

Agora, chegou a hora de determinar o que vai acontecer quando a condição for atingida. Clique agora no resultado that. Novamente, selecione o serviço a ser afetado. No nosso caso, o Twitter deve ser selecionado da lista. Escolha a ação Post a tweet:

Agora, você pode customizar a mensagem que será postada. Perceba que o sistema já insere as variáveis titleurl, que são respectivamente o título que você deu ao vídeo no YouTube e a URL que será criada pela plataforma de vídeo no momento da publicação. Outras variáveis extraídas dos metadados do vídeo podem ser inseridas com o botão Add ingredient. Montada sua mensagem, aperte o botão Create Action:

Na tela seguinte, é possível revisar o resultado e até alterar a descrição do evento sem afetar a lógica que roda por trás. Você pode também receber notificações por email ou aplicativo quando o evento for disparado; essa opção está habilitada por padrão. Satisfeito com a receita? Clique no botão Finish.

Lembrando que o disparo não acontece em tempo real, como ocorria na antiga integração direta entre o YouTube e o Twitter, e pode levar algumas horas. Ainda assim, é uma opção que ajuda os esquecidos e desafoga os produtores de conteúdo de mais uma preocupação.