0 Compartilhamentos 369 Views

Conheça o PicMonkey, software de edição de fotos online e gratuito

1 de dezembro de 2014

Editar fotografias e imagens é uma tarefa bastante corriqueira, em tempos como os atuais, com celulares equipados com câmeras poderosas e câmeras melhores ainda, muitas vezes, sendo vendidas por preços extremamente convidativos no mercado.

Foi-se o tempo, também, em que o Photoshop, da Adobe, dominava esta área. Hoje em dia existem diversas alternativas, muitas delas gratuitas, para a edição de fotos. Programas que podem ser baixados sem que o usuário pague um tostão e que contam com recursos de sobra.

Existem também softwares que rodam remotamente, softwares online, que requerem apenas um navegador web. É o caso do PicMonkey, software para edição de fotos totalmente online e repleto de recursos. Ele conta com diversos filtros e efeitos que podem ser aplicados às fotos, e pode ser utilizado gratuitamente.

Picmonkey

Ferramentas extremamente úteis fazem parte do pacote: remoção de olhos vermelhos, correção de exposição e iluminação, inserção de texto, etc. Isto falando apenas dos recursos mais básicos, claro.

O PicMonkey também permite que o usuário redimensione imagens facilmente, e no momento de carregar uma imagem, podemos escolher entre alguma já salva em nosso computador ou então uma imagem remota, do Facebook, do OneDrive, do Dropbox ou do Flickr.

A interface do programa é muito bacana, organizada, limpa. O zoom pode ser controlado simplesmente com o botão de scroll do mouse, como em diversos outros aplicativos do mesmo gênero. É tão intuitivo que muita gente acaba usando o recurso desta forma automaticamente e sem nem se dar conta.

Picmonkey

Barra de ferramentas lateral

Carregada uma imagem ou foto qualquer no aplicativo, o usuário pode tentar logo de início o recurso “Auto Adjust” (Ajuste Automático): o PicMonkey irá, então, tentar encontrar os melhores níveis de cor, iluminação e exposição. Caso tudo dê certo (caso o usuário goste do resultado), basta continuar trabalhando, aceitando as mudanças. Em caso contrário, um prático botão de “undo” (desfazer) pode então ser utilizado, para desfazer os ajustes automáticos.

A barra de ferramentas lateral está dividida em 6 partes, cada uma com seu respectivo conjunto de ferramentas:

  • Basic edits (Edições Básicas);
  • Effects (Efeitos);
  • Touch Up (Retoques);
  • Text (Texto);
  • Overlays (símbolos, formas geométricas, figuras, etc, que podem ser adicionadas à imagem);
  • Frames (quadros, para tornar a imagem mais personalizada – drop shadow, cantos arredondados, efeitos de filmes, etc);
  • Textures (Texturas);
  • Themes (temas);

Todas as ferramentas do PicMonkey podem ser utilizadas de maneira bastante simples. Por exemplo, ao escolher “Exposure” (Exposição), dentro de “Basic Edits”, você tem também um botão de “Auto Adjuste”, para ajuste automático, e conta com sliders para ajustar os valores individualmente.

codigofonte

Efeito Sépia

Recortar uma foto também é algo bastante simples, dentro de “Crop”: existem valores pré-definidos (3×4, 3×5, iPhone, HDTV, etc), e você também pode informar as dimensões desejadas. Algo bem semelhante acontece no redimensionamento (Resize): é possível redimensionar mantendo as proporções ou não, e optar por informar valores em pixels ou em percentuais.

Praticamente todas as funções do aplicativo online são simples assim. Ou melhor, são fáceis de utilizarmos. Rotacionar uma fotografia, por exemplo, utilizando apenas botões ou um slider. E assim por diante.

Existem alguns recursos no PicMonkey que dependem de uma assinatura. Os valores começam em US$ 2,75 por mês. Mas em nossos testes, percebemos que é possível fazer muita coisa “apenas” utilizando a versão gratuita do software. Digamos que o básico do dia a dia, aquelas edições rápidas, retoques, pequenos ajustes, recortes, redimensionamento, efeitos, iluminação, etc.

O PicMonkey é uma excelente ferramenta online, que mesmo quando utilizada em sua modalidade gratuita, pode quebrar um galho enorme em momentos de necessidade e/ou quando não temos nenhum editor gráfico à mão.

Além disso, ele pode ser acessado rápida e facilmente, através de qualquer navegador web. Ao acessar a página do software, utilize o link “Edit for free”:

Picmonkey

Clique aqui para acessar o PicMonkey

Carregando...

Você pode se interessar

Como desativar temporariamente sua conta do Facebook
Dicas
10 visualizações
Dicas
10 visualizações

Como desativar temporariamente sua conta do Facebook

Carlos L. A. da Silva - 19 de setembro de 2020

Preparado para um "detox" da rede social? O Facebook permite que você suspenda sua conta sem precisar apagá-la permanentemente.

Promoções de Jogos do Final de Semana (18/09)
Notícias
11 visualizações
Notícias
11 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (18/09)

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

O que você precisa saber sobre o Pix
Artigos
19 visualizações
Artigos
19 visualizações

O que você precisa saber sobre o Pix

Carlos L. A. da Silva - 16 de setembro de 2020

Será o fim de DOCs, TEDs e transferências? Novo modelo de pagamento eletrônico proposto pelo Banco Central está prestes a entrar em funcionamento.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Como centralizar no CSS de forma definitiva
Dicas
21 visualizações
21 visualizações

Como centralizar no CSS de forma definitiva

Carlos L. A. da Silva - 12 de setembro de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (11/09)
Notícias
24 visualizações
24 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (11/09)

Carlos L. A. da Silva - 11 de setembro de 2020
Esse artigo foi escrito por um robô
Artigos
22 visualizações
22 visualizações

Esse artigo foi escrito por um robô

Carlos L. A. da Silva - 9 de setembro de 2020
Home Booth? Você quase trabalhou em um desses…
Artigos
33 visualizações
33 visualizações

Home Booth? Você quase trabalhou em um desses…

Carlos L. A. da Silva - 5 de setembro de 2020