Mozilla relança Thimble, editor online para ensino de HTML, CSS e JavaScript
A Mozilla relançou o Thimble, ferramenta online lançada originalmente em 2012 e voltada ao ensino de HTML, CSS e JavaScript.
Trata-se de um editor online, acessível através dos modernos navegadores, que permite que qualquer pessoa interessada conheça os rudimentos do desenvolvimento web.
A ferramenta, basicamente, permite que o usuário “brinque” com o código no painel esquerdo e visualize todas as modificações à direita.
Tudo é feito/exibido em tempo real, e existem inclusive projetos modelo que servem como tutoriais, os quais podem ser editados, visualizados e publicados à vontade. É possível iniciar novos documentos em JavaScript, HTML e CSS, e até mesmo carregar websites inteiros para posterior edição (inclusive através de arquivos compactados).
O Thimble também possui um assistente que ajuda o usuário/programador com a sintaxe. Além disso, ele fecha as tags automaticamente e também permite que novos projetos e sites sejam iniciados do zero, sem o uso dos modelos. Um botão de “undo“, além disso, permite que as últimas ações sejam desfeitas, e dois temas estão disponíveis (claro e escuro).
O editor de código online da Mozilla também conta com um slider que permite a visualização dos projetos em versão mobile, e os sites criados podem ser visualizados em uma nova aba do navegador, a qualquer momento e rapidamente.
Vale lembrar que o Thimble é uma ferramenta gratuita e opensource. Todos os projetos criados através da ferramenta são também opensource, e ela utiliza tecnologia do editor de código Brackets.
Clique aqui para acessar o Thimble
Você pode se interessar

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021
Carlos L. A. da Silva - 1 de março de 2021A consultora de DevOps e evangelista Nana Janashia apresenta um passo a passo de tudo que você precisa saber para dominar o DevOps em 2021.

Quanto ganha um programador? Confira uma das maiores pesquisas salariais realizadas no Brasil
Redação - 23 de fevereiro de 2021O Canal Código Fonte TV realizou uma pesquisa salarial com mais de 11 mil programadores brasileiros. Entre os dados coletados é possível analisar a média salarial por: tecnologia, idade, gênero, região, entre muitos outros insights.

Seus dados vazaram. E agora?
Carlos L. A. da Silva - 19 de fevereiro de 2021Seus dados pessoais foram vazados e essa é uma verdade praticamente inevitável. A meta agora é minimizar os possíveis danos e cobrar autoridades.
Mais publicações




Deixe um Comentário