Ashampoo Snap 2017
Categorias

Ashampoo Snap 2017: capture vídeos e screenshots com esta ferramenta gratuita

Existem diversos tipos de ferramentas que podem ser utilizadas para a captura de screenshots (ou fotos de tela) e vídeos. E você pode desejar utilizar um destes aplicativos por diversos motivos, até mesmo para explicar, de forma visual, a alguém, algo que ele não está entendendo (e nem pense que estamos aqui nos limitando à tecnologia).

Observe também que neste artigo não falaremos a respeito de aplicativos para captura de screenshots e vídeos de games. Existem outras ferramentas destinadas a tal tarefa, como por exemplo FRAPS, Nvidia ShadowPlay e o próprio overlay do cliente Steam.

Existem programas gratuitos e pagos que realizam tal tarefa de forma adequada. Dentre os pagos, temos o Snagit, por exemplo, um software excelente e que vai muito, muito além de simples capturas de tela. Dentre os gratuitos, por outro lado, temos o Jing, o PicPick, e até mesmo extensões para navegadores, como o Nimbus Screen Capture.

Ashampoo Snap 2017

Captura de screenshots

Entretanto, se você está em busca de algo gratuito, totalmente localizado em português do Brasil e cheio de recursos, dê uma olhada no Ashampoo Snap 2017. Trata-se de um aplicativo desenvolvido pela alemã Ashampoo, o qual é certamente capaz de suprir as necessidades da maioria dos usuários quando o assunto é captura de tela.

O software, tão logo instalado, adiciona uma prática barra de ferramentas na área superior do desktop do usuário, a qual fornece acesso rápido e simplificado a todas as funções. Ele permite, além disso, edições nas imagens, incluindo a inserção de diversos elementos gráficos, balões, textos explicativos, setas, formas geométricas diversas, etc.

Ashampoo Snap 2017

Tão logo o usuário finaliza uma captura de tela através do Ashampoo Snap 2017, além disso, a imagem resultante é aberta automática e rapidamente em seu editor. O usuário já entra bem rapidamente no “modo edição”, podendo então escolher se deseja realizar algum tipo de alteração, aprimoramento ou edição na screenshot, ou então se já deseja salvar a imagem no computador.

Ashampoo Snap 2017

Durante a edição, é possível cortar trechos da imagem, apagar, borrar, e até mesmo aplicar diversos efeitos. Quadros com textos diversos também podem ser adicionados às imagens, além de setas e balões descritivos. Vários níveis de zoom podem ser também utilizados, também, além de sombras e bordas.

O programa guia o usuário durante todas as etapas (retangulares, janela simples – ele detecta qualquer janela aberta no Windows e a captura perfeitamente, de maneira isolada dos demais elementos em tela – estilo livre/desenho, menus, etc), e dependendo do estilo de captura escolhido, ele também aplica um efeito muito bacana à tela, o qual atua em tempo real mostrando de maneira clara o que está sendo capturado, conforme o mouse é arrastado:

Ashampoo Snap 2017

Obs: o software é extremamente intuitivo, e conta com tantos tutoriais e assistentes, que em alguns momentos estes podem cansar um pouco. Lembre-se de ir desativando, tão logo aprenda, todas as janelas informativas que são exibidas conforme cada tipo de captura é acionado.

Veja também abaixo alguns dos tipos de captura disponíveis:

  • Vídeo;
  • Rolamento de janela: realiza um “scroll” e captura inclusive aquilo não visível no momento. Por exemplo, você pode capturar páginas web inteiras – o software vai rolando a tela para baixo, automaticamente, e capturando todo o conteúdo, na íntegra;
  • Janela simples;
  • Região retangular livre;
  • Região – estilo livre: você desenha livremente com o mouse, envolvendo a área que deseja capturar;
  • Região fixa;

Captura de vídeo

O programa também é capaz de capturar vídeos de tudo aquilo que acontece na área de trabalho do seu computador. Imagine que você precisa criar algum vídeo tutorial, por exemplo. O Ashampoo Snap pode te ajudar nesta tarefa.

Ele permite a captura da área de trabalho como um todo, ou então apenas de determinadas áreas, áreas estas selecionadas pelo usuário antes do início da gravação. Ele também permite a gravação de mais de um monitor, além de regiões fixas predeterminadas (além da captura da área de trabalho total).

Você pode definir o tamanho da região rapidamente, por exemplo, e o software oferece uma série de valores/opções (320×240, 800×600, 1024×768, 1920×1080, 3200×1800, etc). O áudio também pode ser gravado, veja bem, o que significa que você pode incrementar seus tutoriais em vídeo ainda mais.

Ashampoo Snap 2017

O Ashampoo Snap também é capaz de capturar imagens em resolução 4K, além de exportá-las para diversos formatos, conforme abaixo (além do formato proprietário, obviamente – .snapdoc, o qual possibilita alterações futuras nos arquivos, através do próprio aplicativo):

  • PNG;
  • JPG;
  • JXR;
  • PSD;
  • PDF;
  • WEBP;
  • BMP;

Screenshots podem ser compartilhadas de diversas maneiras, além disso. Você pode, por exemplo, enviá-las por e-mail, e também compartilhá-las diretamente no Facebook e no Twitter. O envio para serviços de armazenamento na nuvem também é possível, além da cópia rápida para a área de transferência do sistema operacional, para possíveis utilizações através de outros softwares (como o Xara, por exemplo, ou em algum outro aplicativo, como o Microsoft Word).

O programa é capaz de conferir tanto controle e precisão ao usuário, que durante a captura, enquanto o mouse está sendo arrastado pela tela (dependendo do recurso utilizado, obviamente), uma pequena janela exibe informações detalhadas da área, incluindo posição, zoom e códigos das cores em RGB e HTML.

Ashampoo Snap 2017

Alie a todos estes detalhes a grande variedade de estilos de captura disponíveis, e você perceberá rapidamente que tem em mãos um software poderoso e capaz de suprir todas as suas necessidades quando for necessário capturar screenshots e vídeos, criar tutoriais, manuais, etc, além de compartilhá-los.

Vale também lembrar novamente que o Ashampoo Snap 2017 é totalmente gratuito, além de contar com tradução para o português do Brasil. Ele roda nas seguintes versões do Windows: 7, 8, 8.1 e 10.

Baixe-o agora mesmo!