Security Grader
Categorias

Verifique se os documentos da sua empresa estão seguros no Google Drive

Serviços de armazenamento na nuvem são bastante utilizados hoje em dia. Eles proporcionam inúmeras vantagens a usuários domésticos e empresas, além de permitirem maior segurança no que diz respeito à continuidade dos dados.

Equipes de trabalho podem também contar com diversas vantagens ao utilizarem os cloud services, começando pelo fato de que arquivos e projetos inteiros hospedados na nuvem estão disponíveis a qualquer momento, a partir de qualquer lugar (basta, em suma, possuir um computador com acesso à internet).

A produtividade é uma das grandes aliadas quando pensamos na nuvem como um todo, bem como nos vários serviços nela baseados, e diferentes ferramentas colaborativas contribuem para simplificar e agilizar o planejamento, o armazenamento, a comunicação e o desenvolvimento como um todo.

Google Drive

A segurança é um fator importantíssimo, também, não somente em ambientes “isolados” e à parte da nuvem. Quem compartilha o que, e com quem, é apenas uma das preocupações que deve estar na cabeça de administradores, desenvolvedores e empresários.

A altíssima velocidade conferida ao tráfego das informações, além do maior alcance destas, faz com que a segurança (ou, pior ainda, a falta dela) e a privacidade ganhem uma importância muito maior do que aquela que tinham há alguns anos.

Servidores e intranets podem se mostrar bastante vulneráveis, e em tempos em que corporações enormes são invadidas com aparente facilidade (sem falar nos estragos causados), nunca é demais nos certificarmos de que os serviços e redes que utilizamos contam com um mínimo de proteção.

Serviços de armazenamento na nuvem como Google Drive, Dropbox e OneDrive são usados em larga escala, tanto pelo “usuário comum” quanto por empresas de diferentes portes, atuantes nas mais variadas áreas. Vamos agora conferir uma maneira de garantir maior segurança em pelo menos em um deles, o Google Drive.

Uma ferramenta para análise e segurança no Google Drive

Google DriveO Security Grader é uma ferramenta desenvolvida pela empresa de segurança SysCloud. Focado no Google Drive, ele analisa as configurações e fornece recomendações de segurança aos usuários.

Trata-se de uma ferramenta gratuita e voltada a usuários do Google Apps (ou Google Apps for Work), ou seja, a empresas que hospedam domínios e arquivos na nuvem do Google (e que também usam versões especiais de aplicativos web da gigante de Mountain View, como Gmail, Google Calendar e Google Docs, além do próprio Google Drive). O Security Grader também fornece um relatório completo a respeito de possíveis problemas encontrados, vale ressaltar.

Como sabemos, documentos com informações confidenciais e/ou sensíveis podem muito bem serem armazenados no Google Drive, sendo então compartilhados e utilizados por equipes inteiras de uma organização. Muitas vezes, por exemplo, controlar as opções e o nível de compartilhamento dos mesmos se transforma em uma enorme dor de cabeça (um arquivo compartilhado erroneamente pode trazer consequências nefastas).

Utilizar o Security Grader é bem simples, e com ele o administrador do domínio/conta pode até mesmo ficar sabendo quais arquivos foram compartilhados publicamente. Também é possível descobrir se algum membro da equipe compartilhou alguma informação com alguém “de fora”, e arquivos potencialmente perigosos também são identificados pela ferramenta.

Dados que “não deveriam estar ali”, ou dados sensíveis (como informações de cartões de crédito, por exemplo), também podem ser descobertos pela ferramenta da SysCloud, e o relatório fornecido também é capaz de informar ao usuário se as configurações atuais estão de acordo com aquelas sugeridas pelo próprio Google.

Security Grader

Para começar a utilizar o Security Grader, basta acessar a página do serviço e informar o domínio e o e-mail (lembre-se de que estes devem ser os mesmos da conta no Google Apps).

Em seguida, é preciso instalar o plugin através do Google Apps Marketplace. Finalmente, basta conferir os problemas detectados e as respectivas correções sugeridas. A ferramenta é totalmente gratuita.

Clique aqui para acessar o Security Grader