Categorias

Boeing cria smartphone que desliga caso for invadido

A fabricante de aviões norte-americana Boeing acaba de anunciar um smartphone que parece ter saído diretamente de um filme do James Bond. Com o codinome “Black”, o dispositivo apaga todos os dados e se desativa caso for adulterado ou invadido.

A empresa apresentou documentos sobre o telefone para a Comissão Federal de Comunicações na quarta-feira (26). Embora muitos dos detalhes sobre o smartphone sejam confidenciais, uma carta incluída na apresentação dá um pouco de explicação:

“O smartphone Black da Boeing será vendido principalmente para as agências governamentais e empresas envolvidas em atividades contratuais com agências relacionadas com defesa e segurança interna”, aponta a carta.

A Boeing afirma que o dispositivo não estará disponível para o mercado de consumo e informações técnicas sobre o “Black ” serão mantidas confidenciais ou protegidas por acordos de não-divulgação.

Smartphone é ultrasseguro
Smartphone é ultrasseguro

Ainda de acordo com a carta, o Black será selado com parafusos e coberto com uma fita inviolável para identificar tentativas de desmontagem. “Qualquer tentativa de abrir a caixa do dispositivo levaria ao apagamento de dados e software contidos no dispositivo e o tornaria inoperante”.

O pedido não inclui muitas imagens ou especificações sobre o smartphone, mas mostra que o dispositivo terá lugar para dois cartões SIM e suporte para GSM, WCDMA e LTE.

“Projetado para atender às crescentes necessidades dos clientes de defesa e segurança, a Boeing lançou um smartphone modular para permitir o acesso seguro e troca de dados críticos e comunicações em um dispositivo móvel confiável”, disse um porta-voz da empresa.