O evento do Windows 10 feito pela Microsoft trouxe diversas novidades. Desde alguns mais simples como o Cortana estar em toda parte agora, trabalhando como uma interface de linguagem natural e assistente pessoal para produtos Microsoft, até alguns mais inusitados: A gigante revelou que está entrando no mercado de realidade virtual.
Para você não perder nenhuma das coisas importantes, fizemos uma listinha. Vem dar uma olhada:
O núcleo do Windows 10 foi revelado
Novo visual, menu de inicialização antigo
Após as mudanças radicais que vieram com o Windows 8, a Microsoft ainda está tentando fazer um sistema operacional que irá funcionar em dispositivos móveis e PCs. Além de atualizações puramente visuais como ícones do desktop retrabalhados, o menu iniciar do Windows 10 vai expandir-se para uma exibição em tela cheia.
Além disso, um novo Centro de Ação no estilo do Android fornece acesso rápido às opções de Wi-Fi, Bluetooth e outras configurações. Um novo recurso chamado Continuum é projetado especificamente para dispositivos híbridos, ajudando a mudar quase que instantaneamente a partir de um mouse e teclado para uma tela de tablet.
Desktop em seu telefone
O Windows 8 foi um compromisso desktop/tablet, mas o Windows 10 vai ainda mais longe: Ele é para telefones também.
Fiel à visão unificada da Microsoft, as notificações serão sincronizados entre PC e telefone, e o Skype será integrado no aplicativo de mensagens.
Uma das falhas fatais do Windows Phone foi que ele não funcionava bem com grandes aplicativos como o Instagram ou Gmail. Mas, focando em apps universais, e uma garantia de que o sistema não é apenas mais um “Windows Phone”, mas o Windows real, é possível que a Microsoft melhorará isso desta vez.
Cortana em seu desktop
A Cortana, da Microsoft, está vindo para o PC. Disponível no celular há algum tempo, a assistente pessoal vai agora viver ao lado do botão Iniciar na barra de tarefas e servir como uma interface de linguagem natural para o Windows 10.
Ela irá responder através de pesquisas de voz ou consultas digitadas, procurando coisas em documentos locais, bem como os armazenados no OneDrive. Ele também irá propor links da web e outras sugestões. Cortana também será integrada no novo app Maps, lembrando-o de onde você estacionou seu carro e mais.
Novas aplicações em todos os lugares
Quer executar o PowerPoint a partir de um telefone?
Falando sobre as melhorias do Word, a Microsoft chegou até a abrir uma apresentação Powerpoint de um telefone e disse que podia imprimir documentos a partir do celular também. A empresa construiu o motor completo do Word no app universal do Outlook, e agora ele tem atéuma interface de deslizar como o iOS.
Adeus, Internet Explorer. Olá, Projeto Spartan
Como vimos em alguns vazamentos no início deste mês, o Windows está substituindo seu muito criticado Internet Explorer com um novo navegador de codinome Projeto Spartan, criado para o Windows 10.
Ele é um navegador mais limpo com um monte de novas funcionalidades brilhantes e integração com outros serviços da Microsoft. Há um “modo de anotações” que permite desenhar nas páginas com uma caneta ou adicionar comentários com um teclado e em seguida salvar os resultados no OneNote.
Como quase tudo que a Microsoft anunciou hoje, Spartan tem Cortana construído com ele, reconhecendo informações contextualmente, como restaurantes ou voos e oferecendo informações extra.
Um papel mais importante para OneDrive
Ele não recebeu um anúncio separado, mas OneDrive estava em toda parte na apresentação da Microsoft. O serviço formou a espinha dorsal de suas aplicações unificadas, permitindo que os documentos sejam sincronizados através de dispositivos.
A empresa também revelou que ele terá um papel maior em fotos e música: Música, por exemplo, irá sincronizar entre dispositivos usando OneDrive. Não houve muitos outros detalhes, mas Joe Belfiore, da Microsoft, disse que o recurso seria adicionado em “um ou dois meses.”
Seu PC é agora o seu Xbox
Microsoft é dona de uma grande parte do mercado de jogos de computador e console. Para dominar ainda mais, a empresa anunciou um app Xbox que estará em toda máquina com Windows 10.
A novidade apresenta ferramentas do Xbox One, como suas mensagens, lista de amigos e feed de atividade. Você será capaz de conversar com as pessoas na Xbox Live e visualizar conquistas e vídeos a partir de sua área de trabalho, bem como gravar os seus próprios clipes no PC.
Hardware ficou estranho
Microsoft fez uma TV touchscreen gigante
A Microsoft anunciou o Hub Surface, uma tela 4K de 84 polegadas feita para empresas. Ela tem câmeras, microfones, alto-falantes, Bluetooth, NFC, e uma interface touchscreen que pode ser escrita com caneta.
A ideia é que você pode ter reuniões, fazer conferências via Skype e desenhar na tela, tendo seu trabalho compartilhado entre todos os dispositivos.
Headset de realidade virtual da Microsoft está aqui, e ele é todo sobre realidade aumentada
O anúncio mais chocante, ambicioso, inesperado, e, completamente ficção científica do evento, foi a incursão da Microsoft em realidade aumentada. O Microsoft HoloLens é um headset transparente que sobrepõe imagens holográficas sobre o mundo real.
O vídeo demo mostrou arquitetos que andam em edifícios visualizando como o projeto seria, e alguém jogando Minecraft. Além disso, possivelmente, você pode ter até um cão virtual. Alex Kipman, que trabalhou no Kinect, descreveu-o como o futuro da tecnologia, da arte, e tudo mais.
Ele é alimentado por um novo processador que Kipman chama de “unidade de processamento holográfica”. Ele é equipado com sensores para detectar o mundo real e gestos do usuário. O dispositivo não tem fios e não precisa se conectar a telefones ou PCs.
E agora?
A Microsoft nos deixou com algumas grandes coisas para pensar. Ela está tentando se movimentar com segurança para longe das falhas do Windows 8 e Windows Phone, renovando o antigo e tomando um novo rumo. Embora tudo pareça futurista e interessante, será que vai dar certo?
Saberemos a resposta quando tudo for lançado!