Aprender a programar pode assustar muita gente, mas existem diversas técnicas, meios e ferramentas, atualmente, que ajudam a reduzir um pouco quaisquer hipotéticos traumas.
Aqui mesmo no código fonte já listamos uma série dicas para você que deseja aprender alguma linguagem. Confira abaixo:
- 5 dicas para se tornar um desenvolvedor de Ruby;
- 5 dicas para se tornar um desenvolvedor de Kotlin;
- 5 dicas para se tornar um desenvolvedor de Python;
- 5 dicas para se tornar um desenvolvedor de ASP.NET;
- 5 dicas para se tornar um desenvolvedor de Java;
- 5 dicas para se tornar um desenvolvedor de PHP;
- 5 dicas para se tornar um desenvolvedor de Swift;
- 5 dicas para se tornar um desenvolvedor de Google Go;
Também existem algumas plataformas com cursos online muito interessantes e práticas, como a Udemy, por exemplo. Enfim, são muitas as maneiras de entrar nesta área sem que seja preciso gastar rios de dinheiro e perder inúmeros fios de cabelo.
Pois bem, o site Coding Dojo montou uma listagem com 7 linguagens de programação importantes. Linguagens que você deve ficar de olho em 2018. Linguagens cuja adoção vem aumentando.
A lista foi preparada com base nas vagas disponíveis em um famoso banco online. Vamos lá:
C#
Linguagem da Microsoft que faz parte da plataforma .NET, de suma importância para quem trabalha com o desenvolvimento de games. A linguagem surgiu em 2000.
C++
Linguagem também utilizada no desenvolvimento de jogos eletrônicos, além de softwares e aplicativos diversos, drivers, etc. Trata-se de uma linguagem compilada multi-paradigma, surgida na década de 70.
Java
Utilizada no desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets Android, o Java surgiu em 1995 e é utilizado por uma enorme quantidade de empresas e programadores ao redor do mundo.
O java é compilado para um bytecode, o qual é interpretado pela máquina virtual “Java Virtual Machine”.
JavaScript
Bastante utilizado na web, no desenvolvimento de sites, o JavaScript é uma das linguagens de programação mais populares da atualidade. Ele também ganhará mais relevância com o advento da internet das coisas, valendo a pena lembrar que trata-se de uma linguagem de programação interpretada, originalmente desenvolvida como parte de navegadores web, para que scripts pudessem rodar no lado do cliente, interagindo com os usuários sem a necessidade de passagem para os servidores web.
Perl
O Perl ficou em sétimo lugar no ranking das linguagens mais populares em 2017. Trata-se de uma linguagem muito utilizada por quem administra sistemas Linux e redes, tendo sido lançada em 1987.
A linguagem permite a criação de aplicativos em ambientes UNIX, MSDOS, Windows, Macintosh e OS/2, dentre outros.
PHP
Bastante utilizada em sites e sistemas web, o PHP é uma linguagem interpretada livre, utilizada na criação de sistemas que rodam do lado do servidor. A linguagem surgiu em 1995.
Python
O Python é uma linguagem cuja utilização aumentou em 2017. Surgida em 1991, trata-se de uma linguagem de programação de alto nível, utilizada para diversos fins, como por exemplo desenvolvimento de aplicativos web e softwares em geral.