Categorias

Acionistas da Nokia devem aprovar hoje a venda da divisão de celulares da companhia para a Microsoft

Divisão de celulares da Nokia pode ser vendida hoje para a Microsoft
Divisão de celulares da Nokia pode ser vendida hoje para a Microsoft

De acordo com informações da Reuters, os acionistas da Nokia devem aprovar hoje a venda da divisão de telefonia móvel da empresa para a Microsoft. A expectativa é que os benefícios do negócio superem a resistência de uma pequena parte dos investidores, que estão um pouco receosos em vender um ícone nacional finlandês.

Em setembro, a Nokia concordou com a venda de seu negócio mobile e licenciar suas patentes para a Microsoft por um total de € 5,44 bilhões, depois de não ter conseguido se recuperar de uma entrada tardia no mercado de smartphones.

A venda deve ser concluída no primeiro trimestre de 2014, após as aprovações regulatórias, e deve melhorar a posição de caixa líquido da Nokia, fazendo com que o montante suba para quase € 8 bilhões. Além disso, a manobra vai permitir que a empresa retorne dinheiro aos acionistas, através de um dividendo especial.

Com a saída do negócio de celulares, a companhia terá a maior parte de sua receita baseada nas vendas de equipamentos de telecomunicações da Nokia Services Networks, e vai incluir também um negócio de softwares de navegação, e algumas patentes.