Categorias

Adblock Plus já tem forma de bloquear o bloqueio de bloqueador de anúncios do Facebook

Quando o Facebook anunciou que iria bloquear bloqueadores de anúncios na web era inevitável: alguém iria criar uma forma de bloquear o bloqueio dos bloqueadores…

E foi o que aconteceu, apenas dois dias depois, com o Adblock Plus criando uma forma de contornar o sistema e classificando a atitude da rede social como “um caminho sombrio contra a escolha do usuário”.

Por enquanto, o mecanismo desenvolvido pela empresa é uma “gambiarra” que os usuários devem implementar na plataforma, mas o time do Adblock Plus promete incorporar a solução no seu programa nos próximos dias de forma automática. Quem estiver interessado em bloquear anúncios mesmo dentro do Facebook, deve utilizar um filtro que foi adicionado agora à EasyList, dentro do Adblock Plus.

Quem quiser utilizar o filtro manualmente, deve acrescentar essa linha nas configurações do programa:

facebook.com##DIV[id^=”substream_”] ._5jmm[data-dedupekey][data-cursor][data-xt][data-xt-vimpr=”1″][data-ftr=”1″][data-fte=”1″]

O FAQ oficial do Adblock Plus oferece instruções detalhadas de como implementar a solução, que varia de navegador para navegador. Ou pode aguardar mais alguns dias para a funcionalidade ser incorporada por padrão ao próprio programa. Vale notar que a empresa responsável pelo bloqueador acredita que a alternativa pode parar de ter efeito se o Facebook contornar o recurso, literalmente bloqueando o bloqueio do bloqueio do bloqueador de anúncio, criando um “jogo de gato e rato”, segundo as palavras da desenvolvedora.