Categorias

Adolescente em computação gráfica causa furor no Japão

Por décadas, animações em computação gráfica esbarraram em um problema: o menor detalhe fora do lugar poderia provocar rejeição e desconforto no espectador, um fenômeno chamado de Vale da Estranheza.

Mas Saya é uma personagem criada em CGI por um casal de artistas gráficos japoneses que está conseguindo convencer todo mundo de que ela é real.

Ela é fruto do trabalho Teruyuki e Yuka Ishikawa, que criaram texturas e modelagem com dedicação quase artesanal para produzir uma personagem capaz de causar furor por onde passa e romper o estigma do Vale da Estranheza. Com aparência hiper-realista, seja nas feições, nos cabelos ou na vestimenta, Saya vem dando o que falar desde que foi apresentada pela primeira vez no ano passado. E agora, no início desse mês, a criação digital foi animada pela primeira vez, ainda que por alguns breves segundos, na Combined Exhibition of Advanced Technologies:

https://www.youtube.com/watch?v=lPiyJq7Q9sw&feature=youtu.be

Saya surgiu de um projeto do casal Ishikawa nas horas vagas e foi criada original para ser a protagonista de um curta metragem produzido por eles mesmos. Embora muitas pessoas digam para os Ishikawa que a conhecem de algum lugar, ela não é baseada em nenhuma pessoa real ou fotografia e foi construída integralmente utilizando os programas Quixel e Maya. Com a receptividade positiva da personagem, os artistas gráficos largaram seus empregos para se dedicar de tempo integral a sua criação.

“Embora nós nunca tenhamos pensado em nós mesmos como os pais de Saya, nós a criamos com amor e afeição como se ela fosse nossa filha”, revelou a senhora Ishikawa em entrevista para a rede BBC. “Nós também nos focamos na ideia japonesa de kawaii ou ser fofo – ela é representação moderna do kawaii”, explicou a designer.

Teruyuki e Yuka Ishikawa planejam utilizar Saya como uma interface, uma personalidade virtual capaz de interagir com seres humanos e expressar emoções. “Será interessante ver como ela é recebida na medida em que as pessoas tomem consciência dela”, declarou sua criadora.