Categorias

Agência de espionagem britânica monitorou webcams do Yahoo

O jornal The Guardian revelou hoje mais uma violação de privacidade em larga escala: a agência de espionagem britânica GCHQ interceptou e armazenou imagens de milhões de usuários de chats do Yahoo, entre 2008 e 2010.

A operação foi realizada em conjunto com a NSA norte-americana, usando o programa Optic Nerve, projetado para espionar webcams e realizar reconhecimento facial. De acordo com a reportagem, o material recolhido não discriminava se os usuários eram ou não alvo de investigação criminal e também produziu uma grande quantidade de imagens de cunho sexual.

Em um único período de seis meses, no ano de 2008, quase dois milhões de participantes de salas de chat com vídeo do Yahoo teriam sido afetados sem ter conhecimento. Mas a espionagem teria se estendido até 2010. O Yahoo negou ter qualquer tipo de informação sobre a existência do Optic Nerve e classificou a operação de “um novo nível de violação da privacidade dos usuários”.

O Optic Nerve é citado nos documentos vazados por Edward Snowden e permaneceu ativo entre 2008 e 2012. Inicialmente, o programa foi projetado para identificar suspeitos de terrorismo através de reconhecimento facial automatizado. Segundo o The Guardian, a GCHQ adotou um sistema de monitoramento em larga escala, coletando e armazenando imagens de forma indiscriminada e sem qualquer tipo de autorização judicial.