A partir de hoje, a filial brasileira da Amazon passará a comercializar também livros em formato físico. O catálogo inicial da loja virtual já conta com mais e 150 mil títulos em nosso idioma.
Embora tenha começado suas operações no Brasil no final de 2012, a Amazon até agora vinha trabalhando apenas com livros eletrônicos. “Antes de entrar no mercado de impressos, quisemos entender o consumidor”, declarou Alex Szapiro, o Country Manager da filial brasileira da empresa.
Para Szapiro, o mito de que brasileiro não gosta de ler é falso. “Para nós, o brasileiro se revelou um público apaixonado pela leitura”, revelou o executivo. Sem falar em números exatos, ele confirma que a loja já vendeu milhões de e-books para o mercado nacional.
A Associação Nacional de Livrarias (ANL) está preocupada com a novidade: no seu entendimento, a entrada da gigante varejista no setor de livros físicos pode dificultar a vida das livrarias nacionais de grande e médio porte, ainda que possa alavancar o mercado consumidor.
O especialista em mercado editorial Carlo Carrenho faz um alerta: “O problema é que a Amazon é tão eficiente que tende a se tornar um monopólio e virar um tubarão no mercado. No médio e longo prazo, é bom tomar cuidado para que não vire um monopólio”.