Categorias

Amazon planeja enviar suas encomendas antes mesmo de você efetuar a compra

Com uma base de clientes que não para de crescer e demandas de pacotes cada vez maiores, a Amazon planeja facilitar as coisas enviando os itens que acha que você está interessado, antes de você clicar no botão de comprar.

A empresa ganhou hoje uma nova patente para o “Transporte Antecipado”, um sistema que permite o envio de itens para centros de transporte marítimo em áreas onde acredita que eles irão vender bem. A nova opção irá potencialmente reduzir os prazos de entrega.

A Amazon planeja enviar produtos que espera que os clientes irão comprar antecipadamente. A gigante do varejo irá se basear em pesquisas e compras anteriores, bem como listas de desejos e quanto tempo o usuário passa o mouse sobre um item. A patente ainda mostra que os produtos podem ser colocados em caminhões e ser “especulativamente enviados para um endereço físico” sem ter um destinatário completo.

Entrega antecipada pode melhorar prazos de envio
Entrega antecipada pode melhorar prazos de envio

Tal cenário pode levar a problemas, processos e até mesmo retornos, mas a Amazon parece disposta a aceitar isso tudo, afirmando na patente que “enviar o pacote para o cliente oferecendo-o como um presente promocional pode ser usado para construir boa vontade”.

Não está claro quando a Amazon planeja lançar esta nova iniciativa, mas a ambição da patente combina com outros esforços da empresa para reduzir o tempo de entrega: como envios aos domingos e até mesmo o conceito de robôs que está atualmente em desenvolvimento.