Em um futuro próximo você não irá precisar de senhas nem de cartão ou smartphone para completar seus pagamentos. Bastará tirar uma selfie para o pagamento ser debitado de sua conta.
Pelo menos essa é a proposta por trás de um pedido de patente aberto pela Amazon nessa semana que pretende utilizar reconhecimento facial como forma de autenticar o usuário.
Através do sistema, o usuário receberia uma solicitação para realizar algum tipo de gesto, como um sorriso ou uma piscadela, o que, de acordo com o pedido de patente, “não poderiam ser replicados com uma imagem bidimensional”.
Tecnologias similares já estão sendo utilizadas em bancos e instituições financeiras, através do registro de diferentes pontos do rosto humano. Através do processo atual, o usuário registra uma selfie em seu dispositivo móvel e usa a imagem como autenticação.
No pedido da Amazon, o smartphone ou tablet pode ser dispensado em favor de qualquer sistema de câmera adotado no local de autenticação e insere uma camada extra de proteção através da solicitação do gesto.