Categorias

Amazon registra patente de pagamento “via selfie”

Em um futuro próximo você não irá precisar de senhas nem de cartão ou smartphone para completar seus pagamentos. Bastará tirar uma selfie para o pagamento ser debitado de sua conta.

Pelo menos essa é a proposta por trás de um pedido de patente aberto pela Amazon nessa semana que pretende utilizar reconhecimento facial como forma de autenticar o usuário.

Através do sistema, o usuário receberia uma solicitação para realizar algum tipo de gesto, como um sorriso ou uma piscadela, o que, de acordo com o pedido de patente, “não poderiam ser replicados com uma imagem bidimensional”.

pay-by-selfie

Tecnologias similares já estão sendo utilizadas em bancos e instituições financeiras, através do registro de diferentes pontos do rosto humano. Através do processo atual, o usuário registra uma selfie em seu dispositivo móvel e usa a imagem como autenticação.

No pedido da Amazon, o smartphone ou tablet pode ser dispensado em favor de qualquer sistema de câmera adotado no local de autenticação e insere uma camada extra de proteção através da solicitação do gesto.