Categorias

Americana pode pegar um ano de cadeia por marcar ex-cunhada no Facebook

Usar o Facebook para marcar uma pessoa pode ser considerado uma violação da lei? Para a juíza americana Susan Capeci, a resposta é sim e Maria Gonzalez pode ter que encarar um ano de cadeia por isso.

Gonzalez marcou sua ex-cunhada Maribel Calderon em uma postagem onde descreve a outra como “estúpida”. Maribel recebeu uma notificação automática de que foi marcada e a violação teria se completado nesse momento.

O problema está no fato que Maria Gonzalez estava sob o regime de uma ordem de restrição relacionada à Maribel Calderon e, nos termos da lei, não deveria estabelecer nenhum tipo de comunicação, “eletrônica ou por qualquer outro meio”, com sua vítima.

No parecer da juíza, a notificação automática caracterizou a comunicação entre as partes e pode ser o suficiente para condenar a ré por uma tentativa de crime em segundo grau. A advogada designada para o caso de Maria Gonzalez está tentando argumentar que a ordem de restrição não mencionava especificamente o uso do Facebook como instrumento de comunicação. Entretanto, ela não irá apelar da decisão da juíza.

A briga entre famílias aconteceu depois do divórcio entre Maria Gonzalez e Rafael Calderon, irmão da vítima. Para o advogado que cuidou do processo de separação, “tudo que você posta em qualquer lugar pode possivelmente ser usado contra você”.