Categorias

Anatel libera venda de telefones fixos apenas com touchscreen

Agência liberou telefone fixo sem teclado
A venda de telefones fixos sem teclado, mas com tela sensível ao toque, foi liberada hoje pela Anatel.

A determinação foi publicada no Regulamento da Interface Usuário (Rede e de Terminais do Serviço Telefônico Fixo Comutado), que define, entre outras coisas, padrões de como os aparelhos de telefonia fixa devem ser produzidos.

Até então, os telefones fixos até poderiam ter telas sensíveis ao toque, mas as teclas deveriam estar presentes em um teclado físico. Com a determinação da Anatel, os telefones touchscreen não precisam mais possuir o teclado.

A tecnologia touchscreen já é uma característica consolidada em dispositivos de telefonia móvel, e muitos aparelhos não contam mais com teclados físicos.

O dispositivo que mais contribuiu para a popularização dessa tecnologia foi o iPhone, da Apple, que liderou uma verdadeira revolução no mercado, seguida por fabricantes como a Samsung e a LG, por exemplo.

Outra mudança incluída pela Anatel foi a permissão para que os aparelhos organizem as teclas em um formato diferente do quadrangular. Na prática, a sequência de números poderá ser disposta em outros formatos, como circulares ou triangulares, por exemplo.

As únicas exigências é que se respeite a sequencia dos números, e a tecla 5 precisa ter algum tipo de relevo, para que deficientes visuais possam identificar as teclas.