Categorias

Android O tem seu nome finalmente revelado

Acabou o suspense e as especulações estavam certas: o Android O será mesmo chamado de Android Oreo daqui para frente.

A nomenclatura mantém o padrão adotado pelo Google de sempre dar nomes de doces para as versões do seu sistema operacional móvel, como Nougat, Marshmallow, Lollipop e KitKat, para ficar nos mais recentes.

O anúncio oficial do nome do Android 8.0 foi realizado durante um evento do Google na tarde dessa segunda-feira. A empresa chegou a brincar com o possível nome do sistema operacional móvel, mas preferiu seguir a tradição, como muita gente já suspeitava. Brincar com as expectativas dos usuários, plantando pistas falsas antes do anúncio oficial, também é outra tradição do Google e esse ano não poderia ser diferente.

O Android Oreo já estava disponível para testes para desenvolvedores desde o início do ano, mas será lançado em sua forma final ainda esse mês para todos os usuários com dispositivos móveis compatíveis.

Uma das grandes mudanças no Android Oreo é sua limitação no que aplicativos podem fazer no plano de fundo, como atualizações, conexões com a internet e transmissões. O objetivo é reduzir o consumo de bateria, favorecendo o usuário. Novamente, o Google também está customizando o sistema de notificações, organizando-as em canais e oferecendo ainda mais controle aos usuários sobre o que ele quer ou que não quer ser notificado.

Um recurso solicitado de longa data está sendo implementado no novo Android: Picture in Picture, o que permite a visualização simultânea de vídeos e imagens na tela, sem que o usuário precise ficar alternando entre aplicativos. Outra novidade é a nova Autofill API, que pretende auxiliar desenvolvedores e usuários a preencher automaticamente campos de login.

Confira o vídeo oficial do anúncio: