Categorias

Antivírus 100% nacional já está pronto para ser utilizado

Antivírus produzido no Brasil já está pronto para ser adotado pela administração pública
Antivírus produzido no Brasil já está pronto para ser adotado pela administração pública

O chefe do Centro de Defesa Cibernética, general José Carlos dos Santos, afirmou que o antivírus Defesa BR, criado em conjunto com a BluePex, foi testado pelo Instituto Renato Archer, e recebeu a aprovação técnica necessária. Dessa forma, o software está pronto para ser adotado em outros órgãos da administração pública nacional.

Durante a sua participação no Cyber Security, evento realizado hoje no Rio de Janeiro, o general disse que várias ações foram adotadas, para desenvolver o produto.

– Usamos uma empresa nacional. Há já concorrentes estrangeiros interessados na BluePex. Mas o desenvolvimento do software é nosso. Eles podem levar a BluePex, mas não vão levar o Defesa.BR. Isso ficou em contrato – afirmou o militar.

Atualmente, o Defesa BR está sendo utilizado em mais de 25 mil máquinas no Exército, e de acordo com o general Santos, o software não deixa a desejar em nada, com relação a outros softwares antivírus presentes no mercado. De acordo com ele, um dos principais pontos que atrapalha a adoção de produtos de segurança no país é o fato de que o Brasil não tem nenhuma agência capacitada para realizar a homologação e certificação de produtos desse tipo.

– Não temos uma indústria capaz de substituir as importações, mas precisamos homologar esses produtos aqui. Isso reduziria muito os casos de backdoors ativos – afirmou.

Defesa BR

Produzido pela empresa brasileira BluePex, o Defesa BR é o primeiro software antivírus 100% desenvolvido no país. O produto já é utilizado pelo Exército, e de acordo com a BluePex, já conta com uma extensa base de malwares e páginas maliciosas cadastradas em seu banco de dados. Em um primeiro momento, o antivírus estará disponível apenas para o mercado corporativo e órgãos públicos.