Aplicativo MyShake - Smartphones
Categorias

Aplicativo MyShake transforma smartphones em detectores de terremotos

Um aplicativo desenvolvido por cientistas da Universidade da Califórnia pode transformar smartphones em detectores de terremotos. O MyShake, disponível gratuitamente para dispositivos Android, utiliza acelerômetros para a detecção, avisando os cientistas após alguns milissegundos.

Segundo os cientistas responsáveis, com o número adequado de smartphones rodando o aplicativo, os usuários poderão receber inclusive alertas a respeito da iminência de terremotos na região.

Aplicativo MyShake - Smartphones

Através do MyShake, os smartphones se transformam em pequenas células de uma grande rede de detecção de abalos sísmicos, e os cientistas também mencionam que foi necessário desenvolver um algoritmo capaz de distinguir os terremotos propriamente ditos de outros  tipos de sinais e tremores, presentes no dia a dia dos usuários, obviamente. Outra dificuldade com a qual os desenvolvedores tiveram de lidar foi o consumo de bateria, e aqui eles contaram com a ajuda da Deutsche Telekom.

Tão logo detecta um tremor, o MyShake envia um pacote de dados para um servidor central, o qual conta inclusive com a origem do sinal, bem como com o horário e a magnitude. Estes dados são então combinados com outros relatórios, enviados por celulares nos arredores.

Assim, os cientistas esperam que no futuro seja possível, dentro de cerca de um segundo, alertar smartphones que estejam dentro do raio de ação do tremor. Tal alerta contará inclusive com a informação a respeito de quanto tempo o tremor demorará a ser sentido pelo usuário.

Claro, para que este alerta entre em operação, é preciso que um grande número de aparelhos baixem e rodem o aplicativo.