Categorias

Após ser desligado, Grooveshark é clonado e sua música está de volta online

Grooveshark é um serviço de streaming de música que ficou famoso por ser uma maneira fácil de encontrar e transmitir música com direitos autorais de graça, mas depois de ter problemas com gravadoras, o site finalmente fechou suas portas no último fim de semana.

Mas, aparentemente, um usuário em particular não gostou disso e decidiu trazê-lo de volta à vida: Um clone do serviço está agora sendo hospedado no Grooveshark.io (o local original era .com), permitindo que os visitantes ouçam e façam download de música, incluindo os muitos, muitos arquivos com direitos autorais que deu problemas para o site original.

O criador do site clonado, Shark, disse que começou a fazer backup do Grooveshark depois de suspeitar que ele ficaria offline (o site começou a remover uma grande parte de suas músicas) e tem 90% de todo o conteúdo do serviço original. Ele ainda espera trazer todos os recursos do serviço de volta, incluindo listas de reprodução e favoritos.

grooveshark

Como os arquivos de música eram enviados pelos usuários, Grooveshark foi capaz de viver durante anos por trás do Digital Millennium Copyright Act, que salvava a empresa de questões de direitos autorais desde que ela removesse arquivos problemáticos a pedido de gravadoras.

Grooveshark estava recebendo processos sobre a questão há algum tempo e finalmente acabou depois de fazer acordos com as gravadoras. “Nós não conseguimos garantir licenças de direitos para uma grande quantidade de músicas no serviço. Isso foi errado. Pedimos desculpas”, diz o site do serviço original.

Claro, lidar com grandes e poderosas gravadoras já está sendo um desafio para o novo serviço: Grooveshark.io foi brevemente derrubado hoje depois que a empresa de hospedagem do site fechou seu servidor. Mas agora está instalado e funcionando novamente, aparentemente hospedado em outro lugar.

Shark disse “grandes e inesperados planos para o Grooveshark” e promete que esse não é o seu fim.