Categorias

Apple e FBI investigam suposto hack que revelou fotos de celebridades nuas

Depois de fotos nuas de celebridades vazarem no último domingo, todos os olhos se voltaram para a Apple e seu serviço iCloud, de onde as imagens supostamente teriam sido hackeadas. Até então, a gigante tinha mantido silêncio sobre a situação, mas hoje ela finalmente decidiu se declarar.

A Apple disse que está “investigando ativamente” um suposto exploit de seu serviço iCloud, que permitiu aos hackers postarem dezenas de fotos de contas de celebridades. “Nós levamos a privacidade dos usuários muito a sério e estamos investigando ativamente este relatório”, disse um porta-voz da Apple ao Recode. Entre as fotos postadas no Reddit e 4chan, estavam fotos nuas de atrizes como Jennifer Lawrence, Kate Upton e Kirsten Dunst, além de várias modelos e atletas.

Jennifer Lawrence poses at the 85th Academy Awards nominees luncheon in Beverly Hills

O FBI também está prestando atenção no caso, prometendo que está “abordando o assunto”. O que precisamente isso significa ainda é incerto: “O FBI está ciente das alegações sobre invasões de computadores e a liberação ilegal de material envolvendo indivíduos de alto perfil, e está abordando o assunto… Qualquer comentário adicional seria inapropriado no momento”.

Embora ainda não tenha sido confirmado que as imagens vieram de contas do iCloud, relatórios têm especulado que hackers usaram uma ferramenta que pode tentar repetidamente diferentes combinações de senhas no serviço Find My iPhone até que uma delas funcione. Uma vez que o Find My iPhone é violado, é possível ter acesso a senhas do iCloud e visualizar imagens e outros dados armazenados na conta do usuário.

► Veja também: Hacker que vazou fotos de celebridades nuas agora pede dinheiro por vídeo íntimo de Jennifer Lawrence