Uma pesquisa realizada pela MusicWatch, empresa especializada na indústria da música, está preocupando a Apple: apenas 11% dos usuários de iOS experimentaram o serviço Apple Music.
Apesar de 77% dos consumidores norte-americanos assinalarem na pesquisa que conhecem o serviço de streaming, somente uma fração deles está de fato testando como funciona. Segundo os pesquisadores, a Apple pode ter esperado demais para entrar no mercado.
De acordo com os dados levantados, apenas 11% dos usuários do Spotify e 6% dos usuários do Pandora trocaram de serviço para o Apple Music. Para Russ Crupnick, gerente de parcerias do MusicWatch, “esta é a desvantagem de não ter sido um pioneiro em um mercado onde serviços muito bons já existem”.
A Apple está tendo mesmo dificuldades para mudar a opinião dos consumidores. Mesmo entre os 11% dos usuários de iOS que de fato testaram o Apple Music, quase metade deles não estão mais utilizando o serviço e mais de um terço declarou que não irá renovar a assinatura após o fim do período de gratuidade.
A pesquisa foi realizada durante o mês de Agosto com 5000 residentes dos Estados Unidos, com idades superiores a 13 anos.