Categorias

Apple reage contra iPhone desbloqueado

Os iPhones desbloqueados podem sofrer “danos irreparáveis” quando updates forem instalados no telefone.

A Apple divulgou um comunicado, nos Estados Unidos, “desencorajando fortemente” os compradores do iPhone de desbloquear seus aparelhos para usar em outras redes que não das operadoras parceiras.

Até o momento, só pode vender o iPhone a AT&T, nos Estados Unidos, e em breve, a O2, no Reino Unido.

A fabricante do telefone promete revelar nos próximos dias atualizações para os aplicativos do iPhone. Uma das novidades permitirá, por exemplo, comprar músicas da loja iTunes com poucos cliques.

“Quem desbloqueou seu iPhone ficará excluído de todas as features que a Apple está desenvolvendo para seu telefone”, diz o comunicado.

“A Apple descobriu que muitos programas de desbloqueio não autorizado disponíveis na internet causam danos irreparáveis ao software do iPhone, que pode torná-lo definitivamente inoperante quando futuros updates fornecidos pela Apple forem instalados no aparelho”, diz o texto.

“A Apple desencoraja fortemente o desbloqueio do iPhone. Usuários que o fizerem perdem as garantias do produto e quebram sua licença para uso dos aplicativos instalados no aparelho.

Há uma semana, durante conferência em São Francisco, Steve Jobs havia alertado que a Apple reagiria contra a onda de desbloqueio de seus telefones. “Este é um jogo de gato e rato. Aos hackers cabe desbloquear o telefone e, a nós, defender nossos parceiros”, disse Jobs. No mesmo evento, o CEO da Apple disse que ainda não descobriu “quem é o gato e quem é o rato” nesta disputa.

Além de lucrar com a venda do hardware, a Apple amplia sua receita negociando contratos de exclusividade nas vendas do telefone em vários países. Se não reagir contra o desbloqueio, terá pouco poder para negociar bons contratos de licenciamento do iPhone para novas operadoras fora dos Estados Unidos.

Com informações de INFO Online.