Categorias

Apple remove todos os aplicativos de Bitcoin da App Store

A moeda virtual Bitcoin acaba de receber mais um golpe: a Apple retirou o que é supostamente o último aplicativo Bitcoin wallet da App Store, o Blockchain.

Isto significa basicamente que o acesso à moeda virtual não está mais disponível para usuários através de aplicativos iOS. O Blockchain até tem uma versão de sua wallet em HTML5, que pode ser acessada via Safari no iPhone, mas o uso de aplicativos HTML5 é limitado, pois não são nativos do smartphone.

O Blockchain revelou o e-mail que recebeu da Apple, que cita uma “questão não resolvida” com o Bitcoin. A equipe do Blockchain contesta isso, afirmando que não houve comunicação antes do aplicativo ser removido, nem indicação de qualquer problema.

Moeda agora não tem mais espaço na App Store
Moeda agora não tem mais espaço na App Store

A empresa acredita que a Apple está removendo wallets de Bitcoin, porque os vê como uma ameaça para os seus esforços de monopolizar os sistemas de pagamento em sua plataforma. Mas muitos acreditam que a Maçã está na verdade preocupada com os regulamentos internacionais do Bitcoin. Embora a moeda não seja realmente ilegal em qualquer lugar, governos de todo o mundo estão rejeitando-a e emitindo advertências sobre seu us – incluindo Índia, Noruega, China e Coreia do Sul.

Em comparação, o Google aceita centenas de aplicações voltadas para a moeda. A gigante de buscas afirmou que não tem planos atuais relacionados ao Bitcoin, apesar de rumores sugerirem que a empresa buscava incorporar a moeda virtual em seu sistema de pagamentos.

“A resposta dos usuários às restrições impostas às aplicações do Bitcoin levaram milhares de pessoas a fugir para o sistema operacional móvel Android, do Google, que oferece um ambiente muito mais aberto para a inovação”, finalizou o Blockchain em seu blog.