A moeda virtual Bitcoin acaba de receber mais um golpe: a Apple retirou o que é supostamente o último aplicativo Bitcoin wallet da App Store, o Blockchain.
Isto significa basicamente que o acesso à moeda virtual não está mais disponível para usuários através de aplicativos iOS. O Blockchain até tem uma versão de sua wallet em HTML5, que pode ser acessada via Safari no iPhone, mas o uso de aplicativos HTML5 é limitado, pois não são nativos do smartphone.
O Blockchain revelou o e-mail que recebeu da Apple, que cita uma “questão não resolvida” com o Bitcoin. A equipe do Blockchain contesta isso, afirmando que não houve comunicação antes do aplicativo ser removido, nem indicação de qualquer problema.
A empresa acredita que a Apple está removendo wallets de Bitcoin, porque os vê como uma ameaça para os seus esforços de monopolizar os sistemas de pagamento em sua plataforma. Mas muitos acreditam que a Maçã está na verdade preocupada com os regulamentos internacionais do Bitcoin. Embora a moeda não seja realmente ilegal em qualquer lugar, governos de todo o mundo estão rejeitando-a e emitindo advertências sobre seu us – incluindo Índia, Noruega, China e Coreia do Sul.
Em comparação, o Google aceita centenas de aplicações voltadas para a moeda. A gigante de buscas afirmou que não tem planos atuais relacionados ao Bitcoin, apesar de rumores sugerirem que a empresa buscava incorporar a moeda virtual em seu sistema de pagamentos.
“A resposta dos usuários às restrições impostas às aplicações do Bitcoin levaram milhares de pessoas a fugir para o sistema operacional móvel Android, do Google, que oferece um ambiente muito mais aberto para a inovação”, finalizou o Blockchain em seu blog.