Categorias

Assistente virtual da Microsoft, Cortana, não tem permissão para falar com crianças

Cortana, o assistente virtual da Microsoft que está chegando para o Windows Phone, não poderá ser acessado por crianças. Pelo menos não nos EUA: De acordo com leis de proteção infantil do país, Cortana não poderá usado por qualquer pessoa com idade inferior a 13.

Se uma criança menor de 13 anos pedir ao Cortana ajuda, ele responde com: “Eu sinto muito, você precisa ser um pouco mais velho antes que eu possa ajudá-lo”.

Nomeado a partir da inteligência artificial dos jogos “Halo”, Cortana é um assistente pessoal virtual que responde às suas perguntas e comandos de voz, busca informações para você e controla o seu Windows Phone.

microsoft-cortana-image_large

Ele começa a conhecer o usuário através do processo de coleta de dados e envia para os servidores da Microsoft as informações importantes, o que faz o Cortana cair dentro das legislações do Programa de Proteção da Criança do governo norte-americano (COPPA). O COPPA policia as informações que são compartilhadas online sem o consentimento de um parente ou maior de idade. Consentimento esse que a Microsoft aparentemente não tem na ferramenta.

Claro, Cortana só sabe quantos anos você tem se você contar. Não está claro se falsificar sua data de nascimento irá persuadir o assistente a interagir com você.

O Cortana e o Windows Phone 8.1 já estão disponíveis para desenvolvedores.