Categorias

Associação de jornais espanhóis agora quer a volta do Google News ao país

O mundo dá voltas e agora a Associação Espanhola de Editores de Jornais (AEEJ) está pressionando o governo e as autoridades da União Europeia para impedir o fechamento das operações do Google News no país. A justificativa é “proteger os direitos de cidadãos e empresas”.

A pressão da mesma Associação havia favorecido a aprovação de uma nova lei de direito autoral que teria motivado o Google a anunciar o fim do Google News na Espanha na semana passada. A completa remoção das publicações espanholas dos resultados de busca por notícias entrará em vigor amanhã.

Mas, um novo comunicado da Associação Espanhola de Editores de Jornais pode reverter o processo. De acordo com a declaração oficial “dada a posição dominante do Google (que na Espanha controla quase todas as buscas no mercado e é um autêntico portal para a Internet), a AAEJ requer a intervenção das autoridades da Espanha” para evitar o impacto negativo de sua saída.

Consultada pelo site Spain Report, Irene Lanzaco, porta-voz da AAEJ, declarou que o Google tem todo o direito de fechar suas operações, mas “uma coisa é fechar o Google News e outra bem diferente é o posicionamento no índice geral”. Lanzaco não confirmou se a Associação sofreu algum tipo de reclamação de seus integrantes depois do aviso do Google.