Sponsored Data
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AT&T quer que empresas patrocinem transferência de dados na internet móvel

Nesta segunda-feira, durante a CES, a AT&T apresentou seu serviço Sponsored Data, onde empresas e anunciantes podem pagar pela transferência de dados de seus clientes e aplicativos. A novidade já causou polêmica entre os defensores da neutralidade da Internet.

Como funcionará o serviço? Quando um usuário da AT&T desejar fazer o download de um determinado conteúdo, streaming de música ou vídeo ou qualquer outra transferência de dados que consuma banda de sua franquia, a conta desta transferência poderá ser paga por uma empresa, que estará patrocinando aquele conteúdo. Um ícone do Sponsored Data aparecerá para o usuário, que saberá assim que não precisará arcar com os custos daquele acesso no dispositivo móvel.

Desta forma, será possível para um estúdio promover o trailer de um novo filme pagando a conta do streaming de todos os usuários interessados. Uma empresa poderia também arcar com as despesas de transferência de dados de seu aplicativo, de seus clientes ou mesmo de seus funcionários. A justificativa do patrocínio seria que os clientes estariam mais inclinados a utilizar os serviços ou consumir o conteúdo de quem paga a conta.

Mas o novo serviço da AT&T iria de encontro ao modelo de livre concorrência existente atualmente. Na prática, grandes corporações como a Apple ou o Google poderiam pagar a conta de seus serviços de streaming, dificultando enormemente o surgimento de um startup no mesmo setor. No cenário estabelecido pelo Sponsored Data, o próprio YouTube não poderia ter emergido e vencido a concorrência oferecida na época por serviços similares, como o próprio Google Video, por exemplo.