Categorias

BASIC completa 50 anos de idade

No dia primeiro de Maio de 1964, às quatro horas da manhã, dois professores de matemática da escola Dartmouth College, em New Hampshire, rodaram o primeiro programa criado na linguagem que tinham inventado: o Beginner’s All-Purpose Symbolic Instruction Code (Código de Instruções Simbólicas Multi-Propósito para Iniciantes).

Nascia o BASIC:

HELLO

DARTMOUTH TIMESHARING ON AT 4:07AM ON MAY 1, 1964

2 USERS

OLD BASIC50***

READY

RUN

A proposta da linguagem criada por John G. Kemeny e Thomas E. Kurtz era incentivar o aprendizado do ato de programar. A dupla acreditava, com razão, que as décadas seguintes seriam marcadas pela presença dos computadores em todas as camadas da sociedade e seria necessário criar profissionais para este futuro.

Humildemente, os dois professores não acreditaram totalmente no potencial do BASIC. “Nós estávamos pensando apenas em termos de Dartmouth”, declarou Kurtz. “Precisávamos de uma linguagem que pudesse ser ensinada a virtualmente todos os estudantes sem que eles precisassem fazer um curso antes”.

Mas o BASIC se espalhou além dos muros do colégio e tomou o mundo. Em uma época onde computadores precisavam ser alimentados com cartões de comandos, a ideia de “escrever” instruções que seriam executadas instantaneamente era revolucionária.

kemeny e kurtz
Kemeny e Kurtz

E a visão de Kemeny (falecido em 1992) e Kurtz ia mais além: eles queriam que o computador, até então um colosso trancado a sete chaves em salas especiais, se tornasse um objeto mais próximo do usuário. Eles queriam que todos perdessem o medo daquele prodígio e aprendessem a dominá-lo.

Nesta quarta-feira, o Dartmouth College fará um grande evento para celebrar o aniversário de 50 anos do BASIC e o legado que ele deixou para o mundo contemporâneo.